Mais de 2 mil idosos foram vacinados hoje pela Prefeitura de Goiânia

No final da manhã desta quarta-feira, 10, em Goiânia, 2.624 idosos, com idade acima de 85, foram vacinados. Com as iniciais do nome de A até I, eles procuraram os nove postos de vacinação para receber a primeira dose da vacina, seguindo o estabelecido pelo Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 da capital goiana. Desde às 8h da manhã de hoje, em sete pontos fixos e em dois sistemas drive-thru, foram imunizados, por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os idosos atendidos nesta primeira etapa. 

Conforme a diretora de Vigilância Epidemiológica, Grécia Pessoni, a vacinação está acontecendo normalmente. “Os pontos foram disponibilizados de forma estratégica para que possamos atender o maior número de idosos desta primeira etapa”, afirmou. 

Ela acrescenta que, ao procurar um posto de vacinação, as pessoas devem levar os documentos pessoais, RG e CPF, além do comprovante de endereço. “Levando essa documentação o atendimento será realizado de forma mais ágil e, assim, vamos evitar filas”, informou Grécia. 

Porém, ela esclarece que o idoso será vacinado mesmo se não apresentar o documento. “Todos os idosos que estão dentro dos critérios estabelecidos pelo Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19 serão vacinados, mas se todos apresentarem os documentos corretamente, o preenchimento dos dados ocorrerá mais rápido e todo o trabalho será agilizado”, declara a diretora de Vigilância Epidemiológica, complementando que a divisão por letras  busca evitar aglomerações. 

Acamados

Outra medida realizada pela prefeitura de Goiânia é a imunização em idosos acamados com mais de 60 anos nos domicílios. Para pedir o serviço, conforme Grécia, é necessário a realização do cadastro junto à Central Humanizada de Orientações da Covid-19, pelos telefones 3267-6123 e 3524-6305 (número de WhatsApp). “A nossa primeira parcial é de que já vacinamos, até a manhã desta quarta-feira, 506 idosos acamados que solicitaram o serviço pela Central”, pontuou. 

Veja os locais de vacinação para os idosos acima de 85 anos

– Região Norte: Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros 

Endereço: R. Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I 

– Região Leste: Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais 

Endereço: Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo 

– Região Sudoeste: Escola Municipal Francisco Matias 

Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera 

– Região Oeste: Escola Municipal Lions Club Bandeirante 

Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá 

– Região Noroeste: Escola Municipal Coronel José Viana 

Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais  

– Região Sul: Escola Municipal Moacir Monclair Brandão 

Endereço: Rua C-115 – Jardim América 

– Região Campinas-Centro: Escola Municipal Santa Helena 

Endereço: Av. Curitiba, 400 – Vila Paraíso 

Postos com atendimento na modalidade drive-thru para idosos acima de 85 anos  

– Shopping Passeio das Águas 

Endereço: Avenida Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral 

– Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área 1 (atendimento para pedestres e drive -thru) 

Endereço: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário  

Foto: Jackson Rodrigues

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp