Press "Enter" to skip to content

Mais de 20% dos brasileiros não têm comida suficiente em casa

Última atualização 04/04/2023 | 11:50

Na pesquisa Datafolha desta terça-feira, 4, quase um quarto da população brasileira diz não ter comida suficiente em casa. De acordo com o levantamento, 23% das pessoas entram nesse índice, enquanto 60% afirmam que a comida é suficiente, e 15% relatam que os alimentos são mais do que suficientes. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A falta de comida no Brasil

Segundo o Datafolha, a falta de alimentos é mais comum entre mulheres (27%), moradores da região Nordeste (30%), aqueles que votaram no presidente Lula (27%) e os beneficiários do Bolsa Família (23%). O levantamento teve como base entrevistas com 2.028 pessoas, com 16 anos ou mais, entre 29 e 30 de março em 126 municípios das cinco regiões do Brasil.

Ainda pegando as estatísticas do Datafolha, 60% dos beneficiários do Bolsa Família acreditam que a economia vai melhorar sob o governo Lula. Ainda, 32% garantem que a economia já melhorou. Por outro lado, 41% daqueles que não recebem o benefício creem que a economia vai melhorar, e só 20% opinam que ela já melhorou.

No ano passado, um estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN) demonstrou que três em cada dez famílias brasileiras passam fome. Em números absolutos, 125,2 milhões de pessoas vivem em insegurança alimentar, em diferentes níveis.