Mais de 20 pessoas são levadas a hospitais após ônibus tombar na Serra Dona Francisca, em SC, a caminho do Beto Carrero World

‘Só senti que foi virando’, diz passageiro de ônibus que tombou em SC a caminho do Beto Carrero World

Cristian relata que veículo demonstrou ter tido problemas no freio antes do acidente. Havia 46 pessoas no ônibus e 24 foram levadas a hospitais da região, conforme bombeiros.

Ônibus tomba na Serra Dona Francisca, em SC, e mais de 20 são levados a hospitais

Um passageiro de 18 anos do ônibus que tombou na Serra Dona Francisca, no Norte de Santa Catarina, a caminho do parque Beto Carrero World relatou o momento do acidente. “Só senti que foi virando. Achei que só tinha feito uma curva fechada, mas daí já tombou e deu aquele estouro. Eu virei, assim, fiquei dependurado, caiu aquela ‘gentarada’ em cima das outras”, contou Cristian Júnior da Costa Machado.

O acidente ocorreu por volta das 7h de domingo (26) entre os municípios de Campo Alegre e Joinville. Havia 46 pessoas no ônibus, incluindo adolescentes, e 24 foram levadas a hospitais da região, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Em nota, a empresa de turismo Viação Canoinhas, responsável pela viagem, informou que “foram registradas vítimas com lesões leves e moderadas” (veja íntegra abaixo). A Polícia Civil informou que vai instaurar inquérito para investigar o acidente.

A excursão saiu de Canoinhas, município que fica a cerca de 160 quilômetros a Oeste de onde o ônibus tombou. O parque fica em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, localizado aproximadamente 100 quilômetros ao Sul do lugar onde houve o acidente (veja no mapa abaixo). “Nós pegamos uma excursão meio que por fora, que era para ser tipo da escola”, disse Cristian. Segundo ele, eram dois ônibus inicialmente.

“Nós saímos de lá, estava tudo inteiro ainda. O primeiro ônibus que estragou vinha na frente. Nós viemos seguindo. Ali por Três Barras, Norte de Santa Catarina, já começou a pifar o primeiro ônibus, aí parou. Nós seguimos em frente”. Ele relatou que começou a achar que havia algum problema no freio do veículo. “Não sei se já deu algum BO no freio, mas ele só veio vindo. Ele freava poucas vezes, só para dar uma diminuidinha ali, mas acho que já não estava aguentando mais segurar o freio já”. No momento em que o ônibus chegou à Serra Dona Francisca, a situação piorou. “Quando chegou aqui nessa descida, começou a ficar bem mais rápido. Já na primeira curva, ele já deu uma virada a mais ali tudo, e daí ele já começou a bombar o freio. O freio já não estava segurando. Ele virou”.

Ele descreveu o desespero das pessoas dentro do veículo. “Nossa senhora. No começo, deu bastante grito, só que depois parou porque ficaram em estado de choque. Só ficavam vendo todos machucados, cheios de sangue. Só queriam sair”.

O acidente ocorreu em uma curva no quilômetro 16,650 da SC-418. Algumas vítimas foram levadas por terceiros. O trânsito foi interditado no horário do acidente, por volta das 7h, e foi liberado às 10h48. Ao todo, 15 ocupantes, com idades entre 15 e 36 anos, foram levados ao Hospital São José em Joinville com quadro de saúde estável, segundo a prefeitura. Foram nove mulheres e seis homens. Uma jovem de 19 anos, que passou por cirurgia ortopédica, permanecia internada. Seis pacientes seguiam em observação e oito tiveram alta. No Pronto-Atendimento 24 Horas Luiza Schulz Döhler (P.A. Norte), quatro pacientes foram atendidos, sendo dois homens e duas mulheres, com idades entre 18 e 38 anos. Todos foram liberados ainda no fim da manhã de domingo. Outras oito vítimas foram levadas ao Hospital Sagrada Família, em São Bento do Sul, na mesma região. Conforme a unidade, entre os pacientes estavam uma criança, o motorista do ônibus, uma mulher e adolescentes. Às 17h20 de domingo, todos já tinham recebido alta.

Confira abaixo a íntegra da empresa do ônibus. A Empresa de viagens e turismo “DE” VIAÇÃO CANOINHAS comunica a ocorrência de um acidente ocorrido na manhã deste domingo, dia 26 de janeiro, envolvendo um ônibus de sua frota. Até o presente momento, ocasião deste comunicado, foram registradas vitimas com lesões leves e moderadas. Não há qualquer fatalidade ou vítimas em estado grave. As equipes da “DE” VIAÇÃO CANOINHAS, através de seus gestores, se deslocaram até o local do acidente e estão prestando todo auxilio e assessoria as vitimas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp