Press "Enter" to skip to content

Mais de 20 postos são notificados por aumento de preços na Grande Goiânia

Última atualização 05/01/2023 | 09:40

Nesta quarta-feira, 4, o Governo de Goiás, por meio da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor em Goiás (Procon Goiás), iniciou uma operação na Região Metropolitana de Goiânia. O intuito é fiscalizar e notificar refinarias, distribuidoras e postos de combustíveis pelos recentes aumentos nos preços. Até o momento, 21 postos e cinco distribuidoras foram notificados.

A fiscalização do Procon aos postos e distribuidoras

No primeiro dia da ação do Procon Goiás, cinco distribuidoras em Senador Canedo e 21 postos de combustíveis receberam equipes de fiscalização. Além disso, houve a determinação do prazo de até 48 horas para apresentação de documentos, como notas fiscais de compra e venda, e relatórios sobre a evolução dos custos de frete e transporte mantidos pelos estabelecimentos comerciais.

Em caso de infração, a multa pode chegar a R$ 11 milhões. Nesta quinta, 5, mais 35 distribuidoras receberão notificação da entidade, que focará atenção ainda em outro setor do ramo de combustíveis, as refinarias de álcool. A fiscalização do Procon Goiás segue até a próxima sexta-feira, 6. A expectativa é de que haja um mutirão durante o fim de semana para averiguação dos dados.

Preços dos combustíveis vão subir ou cair nos próximos dias?

Márcio Andrade, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto Goiás), contou ao Diário do Estado (DE) que não há como prever se o preço dos combustíveis vai subir ou cair nos próximos dias. “O governo federal deve rever a política da Petrobras, o dólar está subindo, então é um cenário muito nebuloso”, afirma.