Mais de 200 pessoas atendidas na 8ª edição do Dignidade na Rua

A oitava edição do projeto Dignidade na Rua, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), aconteceu na terça-feira, 10, no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. A ação integra o programa Goiás Social e conta com a colaboração de diversas secretarias e órgãos governamentais, como a Defensoria Pública, Secretaria da Educação (Seduc-GO), Secretaria da Retomada, OVG, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, ONGs e outras instituições.
 
Durante o evento, a Seds distribuiu absorventes do programa Dignidade Menstrual e roupas. A população também teve acesso à emissão de documentos, encaminhamento para vagas de emprego, testes e exames de saúde, retificação de prenome e gênero, e reconhecimento de paternidade por meio do programa Pai Presente, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).
 
Além dos serviços mencionados, os participantes receberam alimentação, medicamentos, vacinas e puderam escolher peças de roupa. O evento também proporcionou momentos de lazer e cultura, com apresentações artísticas e área recreativa para crianças.
 
Lucas Corrêa, de 34 anos, vive em situação de rua há sete. Ele aproveitou a oportunidade para tomar banho, almoçar e buscar uma vaga de emprego no espaço da Secretaria da Retomada. Após passar por uma clínica de recuperação para dependentes químicos, ele se sente preparado para retornar ao mercado de trabalho.
 
Lydia Oliveira, maranhense de 39 anos, reside em Goiânia há sete meses com o marido e os dois filhos. Ela buscou o programa De Volta Para Casa, da Seds, para tentar conseguir passagens de volta para São Paulo, cidade do sogro. A família também aproveitou os serviços oferecidos no evento, como emissão de documentos, corte de cabelo para os filhos, banho e escolha de roupas.
 
O secretário Wellington Matos ressalta a importância do evento e a crescente participação de parceiros, ampliando a oferta de serviços. Ele afirma que a ação leva um conjunto completo de serviços para a população em situação de rua, com impactos imediatos e duradouros. O projeto demonstra a relevância de ações pontuais que visam atender às necessidades básicas e promover a dignidade da população vulnerável.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos