Faltando poucas horas para a semifinal da Libertadores entre Botafogo e Peñarol, torcedores do clube uruguaio se envolveram em um tumulto na manhã desta quarta-feira, 23, na Praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O conflito começou por volta do meio-dia, com torcedores atacando policiais e banhistas usando paus e pedras.
Durante a confusão, um quiosque à beira-mar foi saqueado e um ônibus foi incendiado. De acordo com o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE), um torcedor foi detido por roubo de celular, enquanto agentes do 31º Batalhão foram mobilizados para controlar a situação.
De acordo com as autoridades, mais de 200 torcedores do Peñarol foram detidos. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que os torcedores presos seriam “escoltados para fora do estado” para evitar novos incidentes.
O Rio não é lugar de baderna. Determinei que as polícias prendam, levem para a delegacia e escoltem para fora do Rio de Janeiro os torcedores do Peñarol, que causam uma confusão generalizada na Zona Oeste. Já estamos levando para a Cidade da Polícia mais de 200 detidos.
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) October 23, 2024