Press "Enter" to skip to content

Mais de 22 mil militares da Força Nacional desfilam neste 7 de setembro

Última atualização 06/09/2023 | 10:46

O desfile das forças armadas brasileiras, neste 7 de setembro, contará com mais de 22 mil militares nas ruas de todo País. Além disso, uma força-tarefa será montada para evitar manifestações violentas no Dia da Independência.

A força-tarefa de 7 de setembro

Após os atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, as forças de segurança pública trabalham com o risco de confusão por parte dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), segundo o portal Metrópoles.

A força-tarefa conta com representantes dos ministérios da Defesa, da Justiça, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Só para o desfile em si, serão mais de 17 mil militares do Exército nas ruas em todo País.

A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) já informou que atuará com foco na identificação de ameaças e incidentes que tenha potencial de prejudicar o direitos fundamentais e de colocar em risco a segurança de autoridades e dos participantes dos eventos. Para isso, a ABIN está mobilizando, nesta quarta e quinta-feiras, o Centro de Monitoramento, em Brasília (DF).

Além de Brasília, as superintendências estaduais da ABIN também acompanharão os eventos nas capitais, contribuindo com envio de informações relevantes e oportunas para difusão pelo Centro de Inteligência, na capital federal.