De acordo com uma pesquisa Quaest, cuja divulgação ocorreu nesta quarta-feira, 19, a maior parte dos brasileiros acredita que a economia é o principal problema do País. No índice, 31% das pessoas opinaram dessa forma. Para a realização do estudo, relativo a abril, os responsáveis fizeram 2.015 entrevistas presenciais com eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 16 de abril.
Economia no centro dos problemas do Brasil
A pesquisa Quaest levou em conta sete categorias. A economia (31%) liderou o índice de maiores problemas do Brasil. Questões sociais (22%), incluindo fome/miséria, desigualdade e pobreza/gente nas ruas, aparece em segundo lugar. Em seguida, estão corrupção, violência e saúde/pandemia, com 12% cada, e educação (5%). Ainda, 5% não souberam ou não quiseram responder às questões.
A preocupação com a economia é maior entre aqueles que recebem mais de cinco salários mínimos, com 37%. Além disso, a porcentagem subiu consideravelmente entre essa parcela da população em comparação com fevereiro, quando o índice era de 25%. Quanto às pessoas que recebem cinco salários mínimos ou menos, os números se mantiveram dentro da margem de erro de 2,2 pontos.
Apesar de mais de um quarto dos brasileiros acreditarem que a economia é o maior problema na atual gestão do presidente Lula, a porcentagem era mais alta na época de Bolsonaro. Inclusive, isso aconteceu entre os mais ricos, com um pico de 59% em março de 2022.