Press "Enter" to skip to content

Mais de 350 animais são resgatados em canil clandestino de Valparaíso de Goiás

Última atualização 23/10/2022 | 12:56

A Secretaria do Meio Ambiente de Valparaíso de Goiás, em conjunto com a Polícia Civil (PC), resgatou mais de 350 animais que estavam em um canil clandestino. O resgate começou na manhã da última sexta-feira, 21, por volta das 9h, e terminou às 14h deste sábado, 22, completando 15 horas ao todo. 

Situação precária 

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os animais estavam dentro de uma residência inapropriada para criação. A denúncia foi feita por vizinhos, que reclamaram do mau cheiro e barulho que vinha do local. 

No total, foram resgatados 241 gatos e 128 cães, que foram encaminhados ao Centro de Zoonoses do Município. Ao O Popular, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Tadeu Marcos, informou que será necessário realizar obras emergenciais para melhor acomodar os animais, bem como tentar um lar temporário até que aconteçam as adoções.

O local estava em situação precária, com muitas fezes e urina. A responsável pelo cuidado dos animais era uma senhora de idade.

”Mesmo configurando a situação de maus tratos, na cabeça dela estava ajudando os animais. Deu para perceber que ela não tinha intenção de praticar maus tratos”, explicou Tadeu. 

Os cachorros e gatos serão avaliados por veterinários para programação de saúde que serão realizadas. Depois, eles serão encaminhados ao Centro de Zoonoses de Valparaíso até que sejam conduzidos à adoção. 

Animais de rua 

À TV Anhanguera, a dona do local contou que trabalha cuidando de animais há cerca de 25 anos. De acordo com ela, a maioria deles foram recolhidos da rua ou eram trazidos por moradores e que nem todos conseguiram um lar, por isso viviam com ela. 

Segundo a Polícia Civil, durante a remoção dos animais, a senhora chegou a passar mal e precisou de atendimento médico. Foi solicitado à Secretaria da Saúde acompanhamento psicológico e psiquiátrico para a mulher.