Mais de 46.240 pessoas deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Goiânia, mas que não procuraram os postos de vacinação, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Ministério da Saúde (MS) alertou que esse número é de mais de 1,5 milhão em todo o país.
Segundo informações, essas pessoas “ainda não retornaram para a aplicação do reforço” e que, “conforme orientado pelo MS, o Estado de Goiás tem mantido a reserva da segunda dose para todas as pessoas que já foram vacinadas”. Contudo, segundo o motorista Fábio Renato Ferreira Paiva, a avó dele, que mora em Pontalina, no centro do Estado, tomou a CoronaVac há um mês, mas não conseguiu receber a segunda dose.
“Ela obteve a informação de que não tinha vacina disponível. Quando soube, eu fiquei muito preocupado, porque a gente viu que estavam guardando as doses para não faltar para 2ª dose. Não sei qual o efeito dessa vacina depois dos 28 dias”, reclamou Fábio. Goiás recebeu 1.370.130 doses de vacinas, mas segundo a SES, foram aplicadas 638.507 doses como 1ª e outras 185.428 como reforço.