Recentemente, um grupo de biólogos flagrou o tubarão da Groenlândia no Mar do Caribe Tropical, na costa de Belize, a quilômetros de seu habitat natural. Estima-se que se trata do animal mais antigo do Planeta Terra, tendo nascido por volta de 1500.
Quando os biólogos encontraram o tubarão acreditaram ser de outra espécie, e só concluíram que se tratava do tubarão-tigre mais velho do mundo quando viram as fotos que tiraram do animal. O encontro foi publicado na revista Marine Biology e os biólogos afirmam que, ao verem as fotos, parecia ser algo que existiria em tempos pré-históricos.
Os tubarões-tigre já são classificados, pelo Serviço Nacional do Oceano, como os vertebrados mais longevos da terra. Segundo a National Geographic Brasil, os animais estão entre os mais imponentes predadores marinhos, e podem chegar a 4,5 metros de comprimento.
Esses predadores podem comer desde tartarugas marinhas até pneus encontrados no mar e recebem esse nome por terem manchas pretas quando jovens, mas elas somem conforme eles chegam na fase adulta, adquirindo uma coloração cinza.
Eles têm hábitos de vida mais solitários, vivendo e caçando isoladamente. Os tubarões-tigre costumam viver nas profundezas do oceano, onde a luz do Sol já não ilumina mais as águas, nascendo e envelhecendo na escuridão, e crescem cerca de um centímetro por ano.