Mais de 70% das propagandas políticas do Google estão em situação irregular

TSE Eleições 2022 Google

De acordo com levantamento do grupo de pesquisa NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mais de 70% das propagandas políticos do Google estão em situação de irregularidade. Esses anúncios não contêm informações obrigatórias para veiculação, segundo dita o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desta forma, 7 em cada 10 propagandas do portal contam com violações das normas eleitorais.

Propagandas irregulares no Google

No total, o levantamento do NetLab reuniu 4.350 propagandas políticas no Google entre 15 e 30 de agosto, nas duas primeiras semanas das Eleições 2022. Dentro desse número, 3.098 (71,21%) não exibiram CNPJ do anunciante ou o fizeram de forma ilegível. Em alguns desses casos, não havia também a marcação de “propaganda eleitoral”.

Outras três propagandas estavam irregulares, pois a empresa Approved Empreendimentos Digitais pagou pelo impulsionamento de anúncios no Google, Facebook e Instagram. A Lei não permite essa conduta, sendo que só os partidos políticos, coligações, representantes, federações ou os próprios candidatos podem fazê-lo.

A Folha de S. Paulo procurou o Google, que se manifestou a respeito do assunto. “É responsabilidade do anunciante observar as regras sobre publicidade eleitoral estabelecidas pelo TSE, como a inclusão do CNPJ ou do CPF de quem está pagando, como previsto em nossa Central de Ajuda”, diz a nota oficial.

O NetLab é um grupo de pesquisa formado por doutores, pós-graduandos e graduandos, com o objetivo de promover pesquisas sobre os usos sociais das novas tecnologias. O laboratório traça análises a respeito de como metadados e algoritmos influenciam na vida cotidiana.

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