Press "Enter" to skip to content

Mais de 8 mil crianças já têm o “RG do autista” em Goiás

Última atualização 10/05/2023 | 17:24

O documento que garante diversos direitos às pessoas com o Transtorno de Espectro Autista (TEA) já foi emitido para 8.296 pessoas em Goiás. A Carteira de Identificação do Autista, conhecida como RG do autista, foi criada há cinco anos no estado e teve 2.287 pedidos entre maio de 2022 e maio de 2023. Não há estimativa oficial da população, mas a estimativa é de 2 milhões de pessoas nessa condição.

 

A mãe de Helena, de 8 anos, tem o documento há um ano. A psicopedagoga Emilene Guimarães afirma que a convivência em público se tornou mais fácil após a emissão da carteirinha. Ela não se lembra de episódios de preconceito, mas percebe mais respeito em algumas situações.

 

“Eu utilizo junto da identidade para a identificar como preferencial. A emissão do documento foi fácil. Eu mesma pedi e já usei para minha filha ter prioridade em uma fila de hospital.Quando Helena não andava, cheguei em um banco com o carrinho de bebê e o guarda não queria deixar eu entrar, Na época, eu só tinha o laudo médico”, destaca

 

Emilene frisa que a carteirinha evita a exposição prolongada dos autistas a ambientes estranhos. Eles costumam ter dificuldade em processar os estímulos do ambiente e os sentidos e podem apresentar a chamada crise sensorial, por isso a prioridade no atendimento.

 

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (SEDS), a pessoa com TEA é legalmente considerada pessoa com deficiência. O Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê não apenas atendimento prioritário, mas também vagas em cotas, prioridade processual e aposentadoria para o grupo.

 

O “RG” promove a inclusão social desse público ao oferecer condições que garantam o exercício pleno da cidadania. As famílias e instituições relacionadas ao TEA podem requerer o documento. 

 

A solicitação depende da apresentação de um  Formulário de Requerimento, relatório Médico preenchido por especialista em Neurologia ou Psiquiatria, certidão de nascimento ou documento de identidade, CPF  e comprovante de endereço. O pedido deve ser feito na Gerência da Pessoa com Deficiência da Seds por meio do telefone (62) 3201.1973 ou pelo e-mail [email protected]

 

Emissões da Carteira de Identificação do Autista em Goiás

-4.389 pessoas beneficiadas desde 2018

-3.907 de 2019 até 10 de maio deste ano

-2.287 nos últimos 12 meses

Fonte: Seds