Mais de 80 pessoas têm casas atingidas por inundação em Lagolândia

Na tarde deste domingo (28), o nível do Rio do Peixe aumentou repentinamente, após forte chuva, provocando inundação no distrito de Lagolândia, Pirenópolis. A água atingiu também a região do povoado de Capela. Levantamento do Corpo de Bombeiros aponta que 32 famílias e mais de 80 pessoas tiveram casas atingidas.

Dessa forma, a Prefeitura Municipal de Pirenópolis decretou estado de emergência. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam no local. Segundo a prefeitura, não há registro de vítimas ou de pessoas desaparecidas. Os danos foram materiais.

Forte chuva provocou inundação

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pirenópolis, a chuva intensa não aconteceu no povoado exatamente. Choveu forte na nascente do Rio do Peixe. Nesta região do rio, há ainda o córrego Confisco e o Rio Mata Mata. Os volumes destes três cursos d’água se juntaram e a correnteza chegou ao povoado já de maneira intensa.

Segundo os Bombeiros, na tarde de ontem, casas ficaram submersas no povoado de Lagolândia. No povoado da Capela, algumas foram arrastadas pela água e totalmente destruídas.

Moradores mais antigos da região relataram aos militares que nunca houve inundação nessas proporções no local. Disseram que já aconteceram outros aumentos de volume do Rio do Peixe, mas nunca com tamanha intensidade.

Riscos da inundação

Imagem: Corpo de Bombeiros de Pirenópolis

Além dos prejuízos materiais que já atingiram as famílias, há novos riscos. O contato com a água da inundação traz risco para a saúde porque fossas sépticas transbordaram.

Por fim, o Corpo de Bombeiros alertou para o risco de desabamento e solicitou às famílias que não retornem às suas casas atingidas. O acesso à Vila Propício pela ponte está interditado.

Famílias desabrigadas

Imagem: Alexandre Aires e Diego Leonel/ Prefeitura de Pirenópolis

A princípio, no domingo, foram instalados um ponto de apoio à população na Escola Benedita Cipriano. Nesta segunda-feira, foi instalado outro ponto na Escola Nossa Senhora Sant’Ana. A prefeitura informou que disponibiliza carro-pipa para suporte aos serviços dos bombeiros e equipes para limpeza, assim como alimentação das famílias e suprimentos de higiene, colchões, máscaras e álcool em gel.

Sem energia

Além disso, a inundação provocou queda de energia na região. Em nota, A Enel informou que  a água deixou seis postes  quebrados e danificou vários metros de cabos. Duas equipes com caminhões estão a caminho do povoado para começar a recuperação da rede elétrica e restabelecer o fornecimento de energia.

Confira a nota na íntegra:

“A Enel Distribuição Goiás informa que 2 equipes com caminhões estão a caminho do povoado de Lagolândia para iniciar a recuperação da rede elétrica e restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível. No início da manhã de hoje, um colaborador próprio foi ao local para levantar os danos causados à rede elétrica para a melhor programação dos reparos. Foram identificados 6 postes quebrados e vários metros de cabos danificados. Todo o material necessário está sendo levado para a região para que a reconstrução da rede seja realizada no menor tempo possível”.

Doações

A sede do Corpo de Bombeiros de Pirenópolis recebe doações. É possível doar roupas, água mineral, alimentos não perecíveis, colchões, roupas de cama e itens de higiene pessoal. O 17º Batalhão Bombeiro Militar fica na Travessa Sérgio Mota, sem número, Vila Matutina, Pirenópolis.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos