Press "Enter" to skip to content

Mais de 90% dos pacientes bariátricos voltam a ganhar peso, diz pesquisa

Última atualização 29/08/2023 | 15:51

Um novo estudo publicado pela Universidade de São Paulo (USP), com voluntários de um hospital de João Pessoa, na Paraíba, apontou que 92% dos pacientes bariátricos voltam a ganhar peso após a operação. A pesquisa mostra que tais pessoas readquirem pelo menos 20% do peso perdido com o procedimento, depois de dois anos da realização da cirurgia. Além disso, a análise indicou que 22% dos voluntários possuíam algum grau de compulsão alimentar.

Os pacientes bariátricos

O aumento de peso de pacientes bariátricos também tem relação direta com a saúde mental dos indivíduos. De acordo com estatísticas da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), cerca de 60% das pessoas com obesidade têm algum tipo de distúrbio psiquiátrico. A depressão é um dos mais comuns.

Quanto às cirurgias de pacientes bariátricos, no ano passado os brasileiros realizaram um total de 74.738 operações dessa modalidade, tanto pelo SUS quanto por planos de saúde. As informações são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

O Ministério da Saúde define as cirurgias bariátricas como um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave. Ela ficou conhecida como “redução do estômago” porque muda a forma original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos, dificultando a absorção de um número exagerado de calorias.

Vale ressaltar que, em 2022, o percentual de obesidade entre brasileiros acima de 18 anos chegou a 22%, em 2022, segundo a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças por Inquérito Telefônico (Vigitel).