Mais de seis décadas depois, País de Gales retorna à Copa do Mundo

País de Gales Copa do Mundo 2022

O último europeu garantiu a sua classificação para a Copa do Mundo. Neste domingo (5), País de Gales derrotou a Ucrânia por 1×0, no Cardiff City Stadium, e carimbou a sua passagem para o Mundial do Catar. Os galeses voltarão a disputar uma Copa depois de 62 anos, em sua segunda participação na história. Já os ucranianos ficaram pelo caminho, em um ano bastante melancólico para o país.

Mais um na Copa do Mundo

Nas Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo, País de Gales terminou em segundo lugar no Grupo E. Naquela chave, a Bélgica ostentou a liderança.

De acordo com o regulamento das classificatórias do Velho Continente, os primeiros colocados ganhavam uma vaga direta ao Mundial, e as equipes que ficassem em segundo passariam para a repescagem. Nesta etapa, Gales enfrentou inicialmente a Áustria, antes de se encontrar com a Ucrânia.

A Ucrânia, inclusive, esteve com o seu destino em suspensão por três meses. Após ficar em segundo lugar no Grupo D, atrás da França, os ucranianos ganharam da Escócia na primeira rodada da repescagem. Em seguida, o único obstáculo que separava a nação de um espaço na Copa do Mundo era País de Gales.

O confronto teve um placar magro. Com gol contra de Yarmolenko, após cobrança de falta do craque Gareth Bale, que deixou recentemente o Real Madrid, País de Gales conquistou o resultado positivo e estará no Catar.

O chaveamento da Copa do Mundo de 2022 aconteceu no início de abril. O dono da última vaga europeia ficaria no Grupo B, ao lado de Inglaterra, Estados Unidos e Irã. Portanto, esses serão os adversários dos galeses.

Esta será a segunda vez que País da Gales jogará a Copa do Mundo. A outra ocasião ocorreu em 1958. Naquela edição, Gales chegou até as quartas de final, quando caiu perante o Brasil, que se sagrou campeão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Athletico inicia pré-temporada com novo técnico e reforços no CT do Caju

O Athletico inicia a pré-temporada no CT do Caju nesta quinta-feira. A chegada do elenco está marcada para o período da tarde para iniciar os preparativos visando as competições de 2025, que começam com o Campeonato Paranaense e se estendem até a Serie B do Brasileiro, passando pela Copa do Brasil.

O destaque da pré-temporada é a chegada do técnico Maurício Barbieri, que terá seu primeiro contato com os jogadores. Escolhido pelo presidente Mário Celso Petraglia para substituir Lucho González, Barbieri esteve em Curitiba algumas semanas atrás, reuniu-se com o dirigente, foi anunciado e viajou para passar o Natal com a família no interior de São Paulo.

Além da contratação de Barbieri, outros nomes já acertados com o Furacão devem marcar presença no CT do Caju, como o lateral-direito colombiano Hayen Palacios, o volante Raul e o atacante Luiz Fernando. Jogadores que fizeram parte da campanha do rebaixamento e estavam na lista de possíveis saídas, como o goleiro Léo Linck e Pablo, também estão confirmados para a pré-temporada.

O elenco do Athletico passa por uma reformulação para a temporada de 2025, com o objetivo de reduzir a folha salarial. O clube já concretizou saídas de jogadores como Marcos Vitor, Christian, Erick, Gabriel, Praxedes e Zé Vitor. Três lideranças do elenco, incluindo Thiago Heleno, Fernandinho e Nikão, vão definir seus futuros nesta semana, com Thiago Heleno sendo o único presente na reapresentação.

Com o calendário ajustado por conta do rebaixamento no Brasileirão, o Athletico antecipou a data de início da pré-temporada para se preparar para o Campeonato Paranaense, com a estreia marcada contra o Paraná Clube na Ligga Arena. O grupo irá focar na preparação visando um bom desempenho nas competições de 2025.

Para mais notícias e atualizações sobre o Athletico, acesse o ge.globo/pr e fique por dentro de tudo que acontece com o clube paranaense. Acompanhe as novidades e os bastidores da equipe durante a pré-temporada e ao longo de toda a temporada de 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp