Press "Enter" to skip to content

Mais de seis décadas depois, País de Gales retorna à Copa do Mundo

Última atualização 05/06/2022 | 15:49

O último europeu garantiu a sua classificação para a Copa do Mundo. Neste domingo (5), País de Gales derrotou a Ucrânia por 1×0, no Cardiff City Stadium, e carimbou a sua passagem para o Mundial do Catar. Os galeses voltarão a disputar uma Copa depois de 62 anos, em sua segunda participação na história. Já os ucranianos ficaram pelo caminho, em um ano bastante melancólico para o país.

Mais um na Copa do Mundo

Nas Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo, País de Gales terminou em segundo lugar no Grupo E. Naquela chave, a Bélgica ostentou a liderança.

De acordo com o regulamento das classificatórias do Velho Continente, os primeiros colocados ganhavam uma vaga direta ao Mundial, e as equipes que ficassem em segundo passariam para a repescagem. Nesta etapa, Gales enfrentou inicialmente a Áustria, antes de se encontrar com a Ucrânia.

A Ucrânia, inclusive, esteve com o seu destino em suspensão por três meses. Após ficar em segundo lugar no Grupo D, atrás da França, os ucranianos ganharam da Escócia na primeira rodada da repescagem. Em seguida, o único obstáculo que separava a nação de um espaço na Copa do Mundo era País de Gales.

O confronto teve um placar magro. Com gol contra de Yarmolenko, após cobrança de falta do craque Gareth Bale, que deixou recentemente o Real Madrid, País de Gales conquistou o resultado positivo e estará no Catar.

O chaveamento da Copa do Mundo de 2022 aconteceu no início de abril. O dono da última vaga europeia ficaria no Grupo B, ao lado de Inglaterra, Estados Unidos e Irã. Portanto, esses serão os adversários dos galeses.

Esta será a segunda vez que País da Gales jogará a Copa do Mundo. A outra ocasião ocorreu em 1958. Naquela edição, Gales chegou até as quartas de final, quando caiu perante o Brasil, que se sagrou campeão.