Mais uma pra conta: ENEL anuncia reajuste de 16,37%

A Enel anunciou nesta quinta (21) mais um aumento na conta de energia elétrica para os goianos.  As tarifas serão reajustadas com base em reajuste aprovado anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) às distribuidoras. Em vigor a partir de amanhã, sexta (22), o novo acréscimo será de 16,37% para clientes residenciais. Para clientes de média e alta tensão, como indústrias e comércios de grande porte o reajuste será de 14,21%.

Considerada uma das piores companhias de energia elétrica do país pela Aneel nos últimos oito anos, a Enel se mantém por continuar motivando reclamações de consumidores em todo o estado devido a falhas na prestação de serviço nas áreas urbanas e rurais.

Várias denúncias

O Diário do Estado vem acompanhando reclamação de goianos compartilhando imagens de prejuízos financeiros por causa das constantes quedas de eletricidade. Os transtornos se agravam principalmente porque muitas pessoas aderiram ao homeoffice e ao ensino remoto durante a pandemia.

A empresa alega que a porcentagem seria maior para contemplar os custos, mas foi reduzida. Em nota, a informação é de um repasse ao usuário residencial dividido em 13,14% para cobrir os custos com a compra de energia, encargos setoriais e transmissão e 3,31% destinados à distribuidora para manutenção e investimento na rede.

Mural de reclamações da ENEL

A Enel é uma empresa de distribuição de energia elétrica que está presente em quatro estados do Brasil: Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo. Num site especializado em reclamações de consumidores, o “Reclame Aqui”, a Enel Distribuição do estado de Goiás foi avaliada como “ruim“, obtendo nota 5.9 de 10 pelo site.

No estado, apesar das reclamações dos usuários, a concessionária afirma que “realiza toda a operação e a manutenção da rede elétrica e investe na expansão e na qualidade do seu sistema de distribuição. “

Fim de nova bandeira?

Os sucessivos reajustes na conta de energia elétrica por causa de mudança na bandeira tarifária podem ganhar mais um para a lista. A Aneel avalia hoje tarifa extra nas faturas dos consumidores brasileiros.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro declarou que determinará o fim da bandeira de escassez hídrica a partir de novembro, porém a agência defende a manutenção para cobrir os altos custos de geração de energia causados pelo esvaziamento dos reservatórios das hidrelétricas e acionamento das usinas térmicas.

Só em 2021 houve quatro reajustes tarifários. O mais recente ocorreu em setembro, quando foi implementada a taxa de escassez hídrica e houve aumento de 50% em relação à bandeira vermelha patamar 2 que estava em vigor.  O consumo a cada 100 kWh subiu de R$ 9,49 para R$ 14,20.

Em nota a Enel informou:

”A composição do reajuste foi, portanto, fortemente impactada pela crise hídrica enfrentada pelo país, com reflexo direto nos custos de compra de energia produzida pelos geradores, e pelos encargos setoriais. Importante destacar que o processo de reajuste iniciou com percentual de 24,4% e, após medidas implementadas pelo regulador, chegou-se ao percentual de reajuste médio aprovado“,

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos