Press "Enter" to skip to content

Mamãe de primeira viagem

Última atualização 14/05/2018 | 15:11

O desejo da gravidez costuma vir acompanhada por uma série de dúvidas, principalmente se for a primeira experiência

A gravidez proporciona um período de grandes transformações para as mulheres e todos os que convivem com ela. O período para muitas grávidas são de várias dúvidas que são desvendadas na prática e na troca de experiências com outras mulheres. Para a jornalista e criadora do Manual da Mamãe, Flávia Teodoro, a gravidez foi um momento de buscar muitas informações por ser uma experiência nova. “A gente sempre diz que quando nasce um bebê, também nasce uma mãe, porque a gente vai descobrindo como ser mãe com a vivência. Antes disso não tem muito como saber. É um período de muita ansiedade, de muita vontade que tudo dê certo”, conta.

Para Flávia que é mãe de três meninas, Ana Gabriela, 12 anos, Ana Liz, 6 e Ana Carolina 4, as três gestações foram tranquilas. A primeira filha ela teve com 30 anos, a segunda com 35 e a última com 37. De acordo com a jornalista, em função da maturidade, a gravidez aos 37 foi menos complicada do que a primeira. A primeira experiência da gestação, Flavia, desenvolveu uma ansiedade de querer fazer tudo, incluindo o melhor quarto, melhor médico, quem acompanharia o parto. “Tudo o que você precisa fazer na gravidez e que nem sempre tem informação”, disse.

A farmacêutica Leandra Letícia dos Passos Oliveira, mãe da Anna Laura, de 5 meses, diz ter tido muitas dúvidas, entre elas, sobre a contagem das semanas na gestação, “mas todas foram solucionadas pelo médico obstétrico do pré-natal”. Leandra diz que ser mãe “foi uma experiência maravilhosa e única”. “As dificuldades foram enjoos no início e o inchaço e a barriga enorme no final da gravidez que dificultava um pouco a rotina do dia a dia, mas o amor enorme que crescia dentro de mim me dava forças para superar todas as dificuldades e curtir cada momento, pois ser mãe é uma dádiva de Deus e um grande sonho para mim”, afirma.

 

Manual da Mamãe 

O Manual da Mamãe foi lançado há 13 anos e hoje a rede relacionamento inclui páginas no Facebook com mais de 550 mil seguidores e no Instagram, com 277 mil seguidores. Antes de ser mãe, Flávia lançou o Manual da Mamãe. A gravidez da irmã inspirou esse projeto Ela chegou em casa cheia de dúvidas sobre médicos, saúde, o que comprar e daí eu pensei que seria interessante ter um guia que ajudasse a grávida. É um momento em que a gente fica perdida em relação a produtos e serviços, pois era um universo que antes você não acompanhava. Eu vi a necessidade dela e lancei o manual.” Confira os links:

Facebook: https://www.facebook.com/manualdamamae/

Instagram:  https://www.instagram.com/manualdamamaegoiania/?hl=pt-br

Dicas para a saúde da grávida:

  • Tomar um pouco de sol durante o início da manhã ou o final da tarde, inclusive nas mamas.
  • Usar boné ou chapéu e protetor solar no rosto, para evitar manchas de pele.
  • Evitar descolorantes, tinturas de cabelo, alisantes e onduladores que contêm amônia e outros componentes que podem fazer mal ao bebê.
  • Sair de ambientes onde haja fumantes, em qualquer fase da gravidez. Respirar a fumaça com frequência pode afetar o bebê.

Curiosidades do período da gravidez:

  • O desejo de comer coisas estranhas é comum na gravidez. Não há risco de o bebê nascer com problemas caso você passe vontade.
  • A mulher grávida não precisa comer por dois.
  • Dormir de bruços não machuca o bebê, mas dormir sobre o lado esquerdo é melhor.
  • A mulher que fez uma cesariana pode ter parto normal na gravidez seguinte.
  • A mulher pode lavar a cabeça desde o primeiro dia após o parto.
  • A mulher grávida pode fazer tratamento odontológico.

Fonte: Caderneta da Gestante/Ministério da Saúde