Mamãe Noel incentiva solidariedade e amor ao próximo durante todo o ano

Mamãe Noel menciona que é preciso segurar a emoção diante dos pedidos das crianças, pois muitas delas expressam a necessidade de comida. Ivani Pereira dos Santos, de 57 anos, traz à tona a importância do sentimento de solidariedade, que deveria ser mantido ao longo de todo o ano, não apenas no período natalino. A cada ano que se passa, a vivência do Natal se torna ainda mais intensa para Ivani, que há oito anos desempenha o papel de Mamãe Noel, ouvindo os pedidos mais comoventes tanto de crianças quanto de adultos.

Na Casa do Papai Noel, situada no Centro de Ribeirão Preto (SP), Ivani e José Franklin Winston Teixeira de Andrade, de 79 anos, leem cerca de 30 cartas diariamente. Todas as mensagens são cuidadosamente lidas e separadas, pois muitas pessoas buscam auxílio para realização de pedidos específicos. Existe uma grande mobilização de pessoas que se dispõem a ajudar, pegando cartas para tornar os sonhos de crianças e adultos em realidade.

Entre os pedidos emocionantes recebidos por Mamãe Noel, destaca-se a situação de uma família que dependia dos amendoins distribuídos na praça como única fonte de alimentação. Uma mãe que, junto com seus filhos, esperava pelos amendoins e balas compartilhados anualmente, revelou a Ivani que estavam há quatro dias sem se alimentar adequadamente, sobrevivendo somente desses pequenos agrados.

O ato de ler cada carta se inicia antes mesmo da abertura da Casa do Papai Noel, sendo primordial separar aqueles pedidos que podem ser atendidos por pessoas dispostas a contribuir. Entre as solicitações, há desde desenhos simples até frases impactantes como ‘não voltar para casa’ ou o desejo de felicidade para a mãe. Ivani destaca a importância de reconhecer e acolher cada mensagem, mesmo as mais singelas, vindas do coração das crianças.

O Natal para Mamãe Noel cria um contraste com sua infância, marcada por uma família evangélica que não celebrava a data de maneira tradicional. No entanto, a magia e a essência natalina sempre estiveram presentes em sua vida. Sua experiência interpretando Mamãe Noel a renova de crenças nas pessoas e na possibilidade de um mundo melhor, onde a alegria e a compaixão possam permear todos os dias do ano. Como um símbolo do nascimento de Jesus, para Ivani, o Natal representa a oportunidade de espalhar amor, empatia e solidariedade constantemente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Alerta de chuva intensa e alagamentos em São Paulo: confira a previsão do tempo para o final de semana.

Chuva deixou todas as regiões da cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos, conforme informou o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura. O estado de atenção foi decretado por volta de 12h54, abrangendo a Zona Norte, Zona Leste, Zona Oeste, Zona Sul, Zona Sudeste, Centro, Marginal Tiete e Marginal Pinheiros.

A presença de nuvens carregadas e a ocorrência de chuvas foram influenciadas pela proximidade de uma frente fria, que alterou as condições climáticas na capital paulista. Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva isolada e intensa na Zona Norte, atingindo municípios como Cajamar, Franco da Rocha e Francisco Morato.

Essas instabilidades seguem em direção à Zona Norte de São Paulo e devem se estender às Zonas Oeste e Central, com possibilidade de generalização nas próximas horas. A previsão é de que a chuva se intensifique ao longo do dia, acompanhada por rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.

Com a chegada do verão no sábado (21), o tempo permanecerá instável e chuvoso em São Paulo. As chuvas podem ser moderadas a fortes, principalmente durante a tarde, com temperaturas variando entre 20ºC e 25ºC e umidade do ar em torno de 75%. As condições climáticas favoráveis à ocorrência de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, além de deslizamentos de terra em áreas de risco.

No domingo (22), a frente fria se afastará do litoral paulista, mas o vento sul/sudeste manterá o céu nublado e a umidade elevada. O risco de tempestades diminuirá, prevendo-se apenas pancadas isoladas de chuva entre o final da manhã e início da tarde, com baixa possibilidade de alagamentos. As temperaturas oscilarão entre 20°C durante a madrugada e 25°C à tarde, com umidade do ar variando entre 70% e 95%.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp