Manaus mantém serviços essenciais no Natal 2024: saiba como fica atendimento na saúde, comércio e limpeza

Manaus mantém serviços essenciais em ponto facultativo e feriado do Natal 2024, diz prefeitura

Saiba como fica o atendimento nas áreas da saúde, comércio e limpeza.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, os serviços essenciais serão mantidos durante as comemorações da véspera de Natal, nesta terça-feira (24), declarada ponto facultativo pela administração municipal, e no feriado de quarta-feira (25). Confira.

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz, no bairro Compensa, zona Oeste, vai funcionar em regime de plantão 24 horas, diariamente, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado, gratuitamente, pelo número 192, para casos de urgência.

Os atendimentos de atenção primária serão ofertados na clínica da família Carmen Nicolau, que funciona das 8h às 18h, na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte. Na unidade são oferecidos procedimentos do Sistema de Regulação (Sisreg), vacinas do calendário nacional e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outros serviços.

O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) vai funcionar das 8h às 18h, por meio do número (92) 98842-8437. Os demais estabelecimentos da rede municipal de saúde retomam as atividades na quinta-feira (26).

Na área de Assistência Social, o SOS Funeral, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), funcionará normalmente no feriado. Os interessados podem entrar em contato com o serviço pelos números 98842-2963 (WhatsApp), 0800 280 8087, 3215-2649 e 3631-9983. A solicitação do serviço também pode ser feita diretamente na sede da Semasc, localizada na avenida Ayrão com a avenida Ferreira Pena, no Centro.

Nesta terça-feira (24), ponto facultativo, as 11 unidades do “Prato do Povo” vão funcionar normalmente, com horário antecipado, das 10h30 às 12h30, garantindo a oferta de mil refeições, por unidade, para atender à população. Já na quarta-feira (25), não haverá atendimento.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) informou que, no ponto facultativo, véspera de Natal, o funcionamento será das 8h às 18h, no shopping Phelippe Daou, bairro Jorge Teixeira, zona Leste; e galerias populares Espírito Santo e Remédios, Centro, zona Sul da capital. No dia de Natal, as estruturas estarão fechadas.

Os atendimentos nos postos do Sine Manaus, na avenida Constantino Nery, zona Sul, e no shopping Phelippe Daou, zona Leste de Manaus, estarão suspensos durante esta terça e quarta-feira, 24 e 25, em virtude das festividades de Natal. As atividades retornam normalmente na quinta-feira (26). Não é necessário fazer agendamento prévio para acessar os serviços. A população pode se dirigir a um dos postos, portando os documentos originais e o cartão de vacinação, com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Já a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informou o funcionamento das feiras e mercados municipais durante ponto facultativo e feriado de Natal. As feiras abastecedoras terão horários específicos de funcionamento, garantindo o abastecimento da população.

Por fim, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) informou que, na véspera de Natal, 24 de dezembro, haverá atendimento em regime de plantão para a coleta domiciliar, garantindo o atendimento às demandas da população. Já no dia 25 de dezembro, a coleta domiciliar será realizada normalmente, com todo o efetivo em operação. A cidade de Manaus se prepara para o Natal, com a manutenção dos serviços essenciais e o funcionamento de diversos setores para atender às necessidades da população.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gari é morto com 14 facadas ao defender mulher em bar; suspeito é preso em Manaus

Gari morre com 14 facadas ao tentar defender mulher de agressões do marido em bar; suspeito é preso em Manaus

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi preso após fuga para Monte Alegre, no Pará.

Um gari de 45 anos, identificado como Ednaldo dos Santos, foi morto com 14 facadas ao tentar defender uma mulher das agressões do marido, em um bar no Tarumã, Zona Oeste de Manaus. O suspeito, Ualace Barros Barvosa, de 57 anos, foi preso na quarta-feira (8).

“O suspeito estava em um bar com sua mulher e passou a agredi-la fisicamente. A vítima, ao presenciar a cena, tentou intervir e acabou sendo morta de forma brutal, com mais de 14 golpes de faca. Também verificamos que o autor possui um histórico de violência doméstica”, informou o delegado Guilherme Torres.

O delegado Ricardo Cunha, da Delegacia de Homicídios, afirmou que as investigações começaram imediatamente após o crime. Uma equipe da delegacia foi ao local para apurar os fatos, identificando Ualace como o principal suspeito. Com base nas evidências, foi solicitado à Justiça um mandado de prisão, que foi rapidamente deferido.

“Ednaldo perdeu a vida de forma trágica ao tentar intervir em uma situação de violência. Ele presenciou a companheira do suspeito sendo agredida com tapas, socos e empurrões. Ao tentar ajudar, gerou uma discussão. Durante a briga, a vítima desferiu um soco no autor para conter as agressões. Minutos depois, ao sair do bar, foi surpreendido e atacado com facadas”, detalhou o delegado.

Durante as investigações, os agentes descobriram que Ualace havia fugido para Monte Alegre, no Pará. A polícia local foi acionada e, em ação conjunta com a polícia amazonense, conseguiu cumprir a ordem judicial, resultando na prisão do suspeito.

“Os policiais civis e militares do Pará iniciaram as buscas assim que foram acionados e, ontem, cumpriram a ordem judicial contra Ualace. Vale destacar que ele possui um histórico extenso de violência doméstica contra sua companheira, tanto no Amazonas quanto no Pará”, acrescentou Ricardo Cunha.

Ualace Barros Barbosa responderá por homicídio qualificado e permanecerá à disposição da Justiça enquanto aguarda sua transferência para Manaus. O DE não conseguiu localizar a defesa do suspeito.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp