Manchester City de Guardiola em crise: o que está acontecendo com o atual campeão da Premier League?

Uma crise rara assombra a era de Pep Guardiola no Manchester City. No fim de semana, a equipe comandada pelo espanhol perdeu para o Liverpool por 2 a 0 e chegou a seis jogos sem vencer na temporada. Com essa marca negativa, o jornal “The Guardian” publicou uma análise e fez duras críticas ao trabalho do técnico.

Deveríamos insistir um pouco na velocidade do colapso que, há apenas duas semanas, era considerado não apenas improvável, mas inconcebível. Deveríamos ficar mais chocados com o fato de uma dinastia poder implodir em três semanas? Ou ficar mais chocados com a façanha de sustentar uma dinastia em um mundo onde ela pode implodir em três semanas? – indagou o jornal.

O Manchester City perdeu cinco partidas e empatou uma entre a Liga dos Campeões e o Campeonato Inglês, despencando na tabela da Premier League e ficando fora do G-4 por enquanto. Após a última derrota diante do Liverpool, em Anfield, torcedores provocaram Guardiola ao cantar, em tom de ironia, que o espanhol seria demitido após mais um resultado negativo à frente do clube.

Guardiola chegou a reagir fazendo o número seis com as mãos, em referência aos troféus do Campeonato Inglês conquistados no City desde que chegou em 2016, os últimos quatro de forma consecutiva. O comportamento do técnico foi julgado pelo jornal “The Guardian”. Na publicação, o periódico questionou: “O que tudo isso significa? O número de derrotas desde a última vitória?”.

Apesar do momento turbulento das últimas semanas, Manchester City e Pep Guardiola assinaram a renovação de contrato, com extensão de dois anos de vínculo, o que significa que o treinador completará mais de uma década no comando do time inglês, caso cumpra o acordo até o fim em 2027. Ainda assim, Guardiola tem sido alvo de críticas por parte da imprensa especializada, com o “The Guardian” destacando especificamente as dificuldades enfrentadas pelo técnico nos últimos jogos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Iker Muniain: possivel substituto de Almada no Botafogo em 2025

Entenda como o Botafogo enxerga Muniain para o planejamento de 2025

Espanhol pode ser reposição para a saída de Thiago Almada

Quem é Iker Muniain, meia alvo do Botafogo

Apesar de, teoricamente, ocupar a mesma posição de Eduardo e Óscar Romero, jogadores que não terão o contrato renovado para 2025, a ideia do Botafogo ao tentar contratar Iker Muniain é pensando em um possível substituto de Thiago Almada, que vai se transferir para o Lyon em janeiro.

O Alvinegro tem interesse no meio-campista do San Lorenzo, da Argentina, e deve formalizar contatos nos próximos dias. O espanhol foi aprovado pela diretoria pelas características de jogo e por não demandar um alto investimento financeiro.

A posição do clube de Boedo é que o jogador não está a venda. Eles querem manter o espanhol no elenco, mas a situação financeira complicada do clube pode ser um impeditivo. Eles chegaram a atrasar o salário por quatro meses em 2024. O espanhol, no entanto, não foi afetado por receber diretamente da fornecedora de material esportivo.

A ideia do departamento de futebol é fazer de Muniain a mesma função que Almada exercia: um jogador responsável por controlar a posse de bola no ataque estando nos lados do campo, pausar quando necessário e fazer aproximações para o centro do meio-campo – muito do que Almada fez no segundo semestre com Artur Jorge.

Ao olhar para números frios, o argentino teve “apenas” três gols e duas assistências em 26 partidas pelo Alvinegro. A importância do camisa 23 era além das estatísticas, já que ele era, muitas das vezes, responsável por iniciar as jogadas do meio para o ataque e tentar desmontar defesas com um drible curto.

Muniain tem panorama parecido. Foram três gols e uma assistência em 12 jogos pelo San Lorenzo no Campeonato Argentino. O espanhol teve mais de 90% de acerto nos passes tentados e quase 10 passes certos na direção do campo de ataque por partida – os números são do “SofaScore”.

As características parecidas credenciam o espanhol a ser um possível substituto de Almada para 2025 – guardando as devidas proporções, claro. As negociações devem evoluir nos próximos dias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp