Manchester United confia na história para vencer o Tottenham na final da Europa League: Mourinho 2017 x Amorim 2025

manchester-united-confia-na-historia-para-vencer-o-tottenham-na-final-da-europa-league3A-mourinho-2017-x-amorim-2025

Mourinho 2017 x Amorim 2025: portugueses levaram o Manchester United à final da Liga Europa

O clube volta à final europeia com o segundo técnico português da sua história; os trabalhos têm momentos diferentes. O Manchester United confia em sua história para vencer o Tottenham na final da Europa League.

Duas finais de Liga Europa, dois portugueses à beira do campo, oito anos de distância e dois cenários completamente diferentes. No duelo contra o Tottenham, Rúben Amorim tem a oportunidade de repetir o feito de José Mourinho e conquistar novamente a Liga Europa pelo Manchester United na primeira temporada pelo clube.

Rúben Amorim declarou publicamente ter Mourinho como inspiração às vésperas da final. Em entrevista à UEFA, o técnico afirmou que tentou implementar no Sporting ideias que Mourinho tinha aplicado no Porto no início dos anos 2000, ao montar um elenco com jogadores do Campeonato Português.

O jovem técnico português conseguiu seguir os passos de sua referência e teve sucesso no Sporting. Ambos chegaram aos diabos vermelhos consolidados em seu país, tendo grandes conquistas nacionais no currículo. Apesar disso, os contextos para as finais são diferentes.

Entre os trabalhos dos dois, o norueguês Solskjær ainda comandou o United rumo à final europeia em 2021, mas foi derrotado pelo Villarreal. Depois do empate por 1 a 1, a emocionante disputa de pênaltis teve as 21 cobranças convertidas, até De Gea desperdiçar e os espanhóis saírem vitoriosos.

Em julho de 2016, Mourinho substituiu o holandês Van Gaal, demitido após dois anos no United. Enquanto em novembro de 2024, Rúben Amorim assumiu a posição que era de Ten Hag, também depois de duas temporadas. Amorim já encara forte pressão e cogitou deixar o clube durante a temporada, diferentemente da chegada de sucesso de Mourinho.

O Manchester United de Mourinho enfrentou um forte Ajax na decisão, cheio de promessas do futebol europeu. De Ligt, Ziyench, Frenkie De Jong e Van De Beek eram alguns dos nomes no elenco. A equipe chegava na final depois de um mata-mata consistente, mas sem tanto brilho, classificando-se sempre com um gol de diferença no agregado em todas as fases.

Um United bem mais estável que o atual, fazia uma temporada regular na liga – que terminou em sexto – e se destacava bastante nas copas, vencendo duas no fim da temporada. Além de Pogba e Mkhitaryan, que fizeram os gols da final vencida por 2 a 0, o elenco contava com a experiência de Rooney, Juan Mata e Fellaini.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp