Manifestação pró-Bolsonaro reuniu 42,2 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo

manifestacao-pro-bolsonaro-reuniu-422C2-mil-pessoas-na-avenida-paulista2C-em-sao-paulo

A manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, no último dia 7 de setembro, contou com a presença de 42,2 mil pessoas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, que é réu por tentativa de golpe de Estado. Os dados são do projeto ‘Monitor do Debate Político’, desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) em parceria com a ONG More in Common. A margem de erro do levantamento é de 5,1 mil pessoas para mais ou para menos, com um total entre 37,1 mil e 47,3 mil participantes durante o pico do evento.

A contagem foi feita por meio de fotos aéreas analisadas com o auxílio de software de inteligência artificial. O método utilizado, Point to Point Network (P2PNet), garante uma precisão de 72,9% na identificação das pessoas presentes. Em relação a protestos anteriores, a presença de manifestantes pedindo a anistia do ex-presidente foi 12% maior neste ato, que superou significativamente o público de manifestações contrárias à proposta de anistia, reunindo 8,8 mil pessoas na Praça da República, no Centro de São Paulo.

Este foi o quarto maior protesto dos apoiadores de Bolsonaro na Avenida Paulista, desde que ele começou a questionar a confiabilidade das urnas e a atacar o STF. O protesto com maior público até o momento foi o de fevereiro de 2024, com cerca de 185 mil presentes, enquanto o menor registro foi em junho deste ano, contando com aproximadamente 12,4 mil pessoas.

O evento foi marcado por discursos contra o STF, principalmente direcionados ao ministro Alexandre de Moraes, e pela cobrança ao Congresso Nacional para a aprovação do projeto de anistia. Figuras como o governador Tarcísio de Freitas, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia fizeram aparições e discursos críticos durante a manifestação, ressaltando a necessidade de anistia para réus e condenados pela trama golpista.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp