Manifestantes do MLB fecham Av. Afonso Pena em protesto pela ocupação Eliana Silva

Manifestantes fecham Avenida Afonso Pena e bloqueiam trânsito em frente à Prefeitura de BH

Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) protestaram
contra a reintegração de posse da ocupação Eliana Silva, no Barreiro.

Manifestantes bloqueiam trânsito na Avenida Afonso Pena — Foto: Reprodução/TV Globo

Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) fecharam a Avenida Afonso Pena, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e bloquearam o trânsito em frente à prefeitura no fim da manhã desta quarta-feira (11).

Os manifestantes protestaram contra a reintegração de posse da ocupação Eliana Silva, no Barreiro (leia mais abaixo). De acordo com fontes do Executivo, eles tentaram invadir a sede da PBH, mas foram impedidos por guardas municipais.

O bloqueio foi feito nos dois sentidos da via, deixando reflexos no fluxo em direção ao Centro e à Savassi. Agentes da BHTrans implementaram o mesmo esquema de desvio da Feira Hippie aos domingos.

BHTrans fez desvio pela Rua da Bahia — Foto: Reprodução/TV Globo

Dois participantes foram presos durante o ato por tentativa de invasão, desacato, desobediência e incitação.

OCUPAÇÃO ELIANA SILVA

Segundo o MLB, a ocupação Eliana Silva existe desde 2012, tem cerca de 300 moradias e já conta com a regularização da água, luz, saneamento básico, asfalto, coleta de lixo, CEP, e equipamentos comunitários geridos pelo movimento, como a Creche Tia Carminha, que atende crianças da região, e do Centro Cultural Minha Quebrada.

O movimento argumenta que, recentemente, foi surpreendido por uma decisão da Justiça para o cumprimento de uma reintegração de posse na área onde está a ocupação.

O processo estava suspenso desde 2014, mas, em janeiro deste ano, o TJMG tentou uma mediação com o governo de Minas Gerais e a administração municipal para solucionar o conflito.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em nota, a prefeitura afirmou que um grupo que representa a ocupação será recebido nesta quarta-feira (11), às 15h, na sede da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

“A Subsecretaria de Planejamento Urbano está executando o Programa de Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá, em parceria com o Banco Mundial. O projeto inclui o Plano Urbanístico Integrado, voltado para as Áreas de Especial Interesse Social (AEIS-2), que abrangem as sete ocupações urbanas organizadas: Eliana Silva, Camilo Torres, Irmã Dorothy, Nelson Mandela, Paulo Freire, e Horta I e II”, completou o órgão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Monte Verde em Minas Gerais conquista classificação A no Mapa do Turismo, garantindo prioridade em investimentos do governo.

Monte Verde retorna à classificação A no Mapa do Turismo do Governo Federal, garantindo prioridade ao receber investimentos turísticos do governo. O distrito de Camanducaia, agora com o título, recebe prioridade em investimentos do Ministério do Turismo.

Monte Verde, localizado em Minas Gerais, conquistou novamente a classificação A no Mapa do Turismo do Governo Federal. Essa posição beneficia o distrito na destinação de recursos para o desenvolvimento do turismo local.

Para obter a classificação A, Monte Verde precisou seguir critérios estabelecidos, como a presença de uma secretaria de Turismo, um conselho ativo de turismo e um Fundo Municipal de Turismo. Além disso, o local deve gerar vagas de emprego no setor de turismo, o que é avaliado pelo Caged.

Com essa classificação, Monte Verde passa a ter prioridade em investimentos do Ministério do Turismo, o que permite captar recursos e investir em melhorias para o destino turístico.

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, conhecido no Sul de Minas como um destino turístico popular especialmente durante o inverno e também no Natal. O ‘Natal nas Montanhas’ se tornou uma segunda temporada para o distrito, atraindo um bom fluxo turístico.

Além de Monte Verde, Poços de Caldas e São Lourenço também receberam a classificação A no Mapa do Turismo do Governo Federal. Essa classificação é importante para impulsionar o turismo nessas regiões e atrair mais visitantes.

O secretário de Turismo de Camanducaia, Bruno Rosa, destaca a importância da classificação para o distrito: “Isso nos dá a possibilidade de melhorar no critério de desempate com outros municípios e ter mais chances de captar recursos para investimentos no turismo local”.

Com essa conquista, Monte Verde se destaca como um destino turístico de destaque na região, atraindo visitantes em diferentes épocas do ano e contribuindo para o desenvolvimento econômico da comunidade local.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp