Manifestantes do MLB fecham Av. Afonso Pena em protesto pela ocupação Eliana Silva

Manifestantes fecham Avenida Afonso Pena e bloqueiam trânsito em frente à Prefeitura de BH

Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) protestaram
contra a reintegração de posse da ocupação Eliana Silva, no Barreiro.

Manifestantes bloqueiam trânsito na Avenida Afonso Pena — Foto: Reprodução/TV Globo

Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) fecharam a Avenida Afonso Pena, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e bloquearam o trânsito em frente à prefeitura no fim da manhã desta quarta-feira (11).

Os manifestantes protestaram contra a reintegração de posse da ocupação Eliana Silva, no Barreiro (leia mais abaixo). De acordo com fontes do Executivo, eles tentaram invadir a sede da PBH, mas foram impedidos por guardas municipais.

O bloqueio foi feito nos dois sentidos da via, deixando reflexos no fluxo em direção ao Centro e à Savassi. Agentes da BHTrans implementaram o mesmo esquema de desvio da Feira Hippie aos domingos.

BHTrans fez desvio pela Rua da Bahia — Foto: Reprodução/TV Globo

Dois participantes foram presos durante o ato por tentativa de invasão, desacato, desobediência e incitação.

OCUPAÇÃO ELIANA SILVA

Segundo o MLB, a ocupação Eliana Silva existe desde 2012, tem cerca de 300 moradias e já conta com a regularização da água, luz, saneamento básico, asfalto, coleta de lixo, CEP, e equipamentos comunitários geridos pelo movimento, como a Creche Tia Carminha, que atende crianças da região, e do Centro Cultural Minha Quebrada.

O movimento argumenta que, recentemente, foi surpreendido por uma decisão da Justiça para o cumprimento de uma reintegração de posse na área onde está a ocupação.

O processo estava suspenso desde 2014, mas, em janeiro deste ano, o TJMG tentou uma mediação com o governo de Minas Gerais e a administração municipal para solucionar o conflito.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em nota, a prefeitura afirmou que um grupo que representa a ocupação será recebido nesta quarta-feira (11), às 15h, na sede da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

“A Subsecretaria de Planejamento Urbano está executando o Programa de Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá, em parceria com o Banco Mundial. O projeto inclui o Plano Urbanístico Integrado, voltado para as Áreas de Especial Interesse Social (AEIS-2), que abrangem as sete ocupações urbanas organizadas: Eliana Silva, Camilo Torres, Irmã Dorothy, Nelson Mandela, Paulo Freire, e Horta I e II”, completou o órgão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp