Manifestantes protestam na Praia de Copacabana contra PEC da Blindagem e anistia políticos

manifestantes-protestam-na-praia-de-copacabana-contra-pec-da-blindagem-e-anistia-politicos

Manifestantes se reúnem na orla da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na tarde deste domingo (21) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que anistia pessoas condenadas pelo 8 de janeiro. A chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara e agora em análise no Senado, tem sido criticada por supostamente dificultar a abertura de ações penais contra deputados e senadores.

O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), classificou a proposta como um “murro na barriga e tapa na cara do eleitor” e prometeu pautá-la para rejeição. Além disso, manifestantes protestaram contra outro projeto em tramitação, que prevê anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Artistas devem se apresentar em um ato musical nesta tarde. Os manifestantes também cobram a manutenção da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ato começou às 15h, mas desde o início da tarde os manifestantes já se concentravam na região. Participam do ato os deputados federais Chico Alencar (PSOL), Henrique Vieira (PSOL), Glauber Braga (PSOL) e Jandira Feghali (PC do B), a deputada estadual Dani Balbi (PC do B) e a vereadora Thais Ferreira (PSOL). Gritos de “sem anistia” e “Bolsonaro na prisão” eram dados a todo momento.

O ato acontece em outras capitais do país como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina, Belém, Manaus, Cuiabá, entre outras. Com manifestações simultâneas em diversas cidades brasileiras, os protestos ganham força e repercussão. Os manifestantes na Praia de Copacabana mostram a indignação e a resistência diante das questões políticas em discussão atualmente.

Ao invés de permanecerem calados diante das decisões que afetam diretamente a população, os manifestantes escolhem se unir e lutar por seus direitos. As vozes que ecoam na orla da praia denunciam injustiças, cobram transparência e clamam por justiça. A mobilização popular ganha destaque na mídia, evidenciando a importância de se posicionar e participar ativamente do cenário político atual. Com a presença de artistas e lideranças políticas, o ato na Praia de Copacabana se torna um símbolo de resistência e luta em prol de um país mais justo e democrático.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp