Manobra Proibida: Jovem Morre em Acidente ao Passar Entre Guia e Lombada em SP

manobra-proibida3A-jovem-morre-em-acidente-ao-passar-entre-guia-e-lombada-em-sp

Passar entre guia e lombada: manobra usada por motociclista e que resultou na morte de jovem no interior de SP é proibida

O Código de Trânsito Brasileiro prevê que condutores precisam manter distância de segurança entre o próprio veículo e os demais, bem como em relação à margem da via. A manobra de passar pelo espaço entre a guia e a lombada, utilizada por um motociclista e que resultou em acidente e morte de uma jovem em Limeira (SP) neste domingo (27), é proibida pelo artigo 192 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Jovem morre após ser arremessada de moto em batida contra árvore em Limeira

O CTB prevê que condutores precisam manter distância de segurança entre o próprio veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista (margem da pista, normalmente demarcada por linha branca que delimita a via). Essa distância de segurança é válida para a frente e lados do veículo.

A infração para esse tipo de manobra é grave, resulta em multa de R$ 195,23 e gera cinco pontos na Carteira Nacional de Motorista (CNH).

MARGEM DE SEGURANÇA
Agnaldo Pedroso, especialista em trânsito, afirma que o CTB não estabelece uma metragem específica para essa margem de segurança, como a margem de 1,50 metro de distância para realizar a ultrapassagem de bicicletas. No entanto, passar entre a guia e a calçada não seria considerado seguro. “Não existe uma margem específica. É feita uma dedução pelo agente […] quando o piloto deseja passar pelo ‘meio fio’, ele não conta com o risco de o pedal, por exemplo, bater na sarjeta e ocasionar desequilíbrio”, afirma Agnaldo Pedroso.

FISCALIZAÇÃO
Agnaldo afirma que há dificuldade em autuar esse tipo de manobra, por se tratar de um curto espaço percorrido pelo motociclista. “O caso seria quando o condutor transita por uma longa distância”, afirma o especialista.

ACIDENTE

Uma jovem de 19 anos morreu e um motociclista de 18 anos ficou gravemente ferido em um acidente no Jardim do Lago, em Limeira (SP), na madrugada deste domingo (27). O acidente ocorreu na Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, próximo ao Residencial Parque London. Câmeras de monitoramento gravaram o momento do acidente, que ocorreu pouco antes das 3h da madrugada de domingo (27). Nas imagens, é possível ver que a moto passou em alta velocidade no canto entre a lombada e a guia do canteiro. Em seguida, o motociclista perdeu o controle da direção e o veículo se arrastou na avenida por alguns metros até que bateu contra uma árvore. Bruna de Souza Miazzo, que estava na garupa da moto e foi arremessada após o impacto do veículo contra a árvore, morreu no local.

Segundo a PM, o condutor de 18 anos foi socorrido e encaminhado ao hospital em estado grave. O DE questionou a Santa Casa de Limeira sobre o estado de saúde do condutor, mas a organização se negou a responder. A perícia foi acionada ao local, e o caso registrado no plantão policial. O corpo de Bruna foi encaminhado ao IML e velado na manhã desta segunda (28) no Velório Monumental.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp