Manu Jacob afirma que um dos pilares da sua campanha é a defesa dos direitos da juventude negra

A candidata à prefeitura de Goiânia pelo Psol, Manu Jacob, afirmou que um dos pilares da sua campanha é a defesa dos direitos da juventude negra, e o combate contra o racismo no município. De acordo com a prefeitável, sua principal proposta voltada para o antirracismo é a retomada da Secretária da Igualdade Racial, que foi retirada pela gestão atual.

De acordo com Manu, sua gestão investirá na  ampliação e implementação de parcerias com instituições, que ajudaram na formação de profissionais jovens, principalmente negros, no ingresso igualitário do primeiro emprego.

Outra proposta é a retirada do Bandeirante na Avenida Anhanguera, por acreditar que a estátua reforça a violação dos direitos da comunidade negra e indígena. Para a prefeitável: a substituição da estátua significa luta e resistência, resgatando a história da população originária que viviam antes da invasão dos Bandeirantes”, afirma. Acrescentando que isso fortaleceria os índios e negros que construíram o início da história nas cidades. 

“O Bandeirante Anhanguera é conhecido como diabo velho por ameaçar colocar fogo na água, e responsável por mortes de indígenas e escravos, cometendo diversos atos de violência, inclusive física e sexual. Devemos vangloriar outra parte de nossa história, substituindo-a por referências relevantes, por exemplo, uma estátua do índio Goyases”, finaliza Manu Jacob.

Foto: Reprodução

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governador do Tocantins afirma que prefeita eleita “dá um caldo” 

Mauro Carlesse, governador do Tocantins é afastado do cargo por suspeita de corrupção.

Durante a cerimônia de posse da prefeita de Gurupi, no estado do Tocantins, na última sexta-feira, 1, o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM), disse que ela “dá um caldo”. A frase foi dita em um palanque, em um evento com cerca de 800 pessoas, e diz respeito à aparência física da prefeita Josi Nunes (Pros). 

“A Josi dá um caldo, gente! Vocês não sabem”, disse Carlesse, ao microfone, enquanto olhava para a prefeita. A plateia e o governador riram. Jozi usava máscara, então não é possível dizer qual foi sua reação.  

Além dela, os 15 vereadores da cidade foram empossados. O evento foi realizado em uma casa de eventos da cidade e, segundo o governo do Tocantins, seguiu “todos os protocolos de segurança”.  

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp