Manual ajuda pais e educadores a identificar comportamentos de risco em estudantes

O empresário e jornalista Alexandre Braga preparou um manual de observação para prevenção de violência em escolas. “Li muito sobre o assunto, conversei com especialistas e, devido aos diversos acontecimentos violentos ocorridos em escolas públicas e privadas em diversos locais do país, preparei um manual para observação dos pais, responsáveis e educadores”, disse.

Braga está preocupado, como qualquer outro pai, com a segurança no ambiente escolar. A partir da observação das crianças e adolescentes em idade escolar, pais, responsáveis e educadores são capazes de identificar comportamentos que são suspeitos e tentar resolver o problema antes que ele se torne mais um caso de violência no ambiente escolar.

 

Segundo ele, comportamentos de risco vão deste o agressivo ao de isolamento social da criança ou adolescente. Braga alerta que, caso seja observado qualquer comportamento de risco, a primeira medida deve ser o diálogo, com orientações sobre como a pessoa deve lidar com as emoções.

 

“É preciso estabelecer limites, procurar ajuda profissional, se for o caso, informar-se e se preparar para oferecer essa ajuda e, se nada disso puder evitar a ameaça de violência contra colegas e professores na escola, entrar em contato com as autoridades”, lembra.

 

O manual está disponível nas redes sociais e no site www.alexandrebraga.org.br.

 

Leia aqui: Manual_de_observaçao_para_prevençao_de_violencia_em_escolas

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp