Em meio à intervenção da Cedae, moradores do Rio de Janeiro estão enfrentando problemas de falta d’água. O Sistema Guandu, responsável pelo abastecimento de diversas áreas da cidade, está passando por uma manutenção programada que começou às 2h desta terça-feira e tem previsão de retorno na madrugada de quarta-feira, por volta das 2h. Essa interrupção já afeta o fornecimento em bairros como Colégio, Rocha Miranda, Anchieta e Benfica, na Zona Norte, e em municípios da Baixada Fluminense, como Belford Roxo e Mesquita, conforme relatos nas redes sociais.
A Cedae realiza a manutenção anual do Sistema Guandu, que se estenderá até as 20h desta terça-feira. Durante esse período, a Estação de Tratamento de Água Guandu e a Elevatória do Lameirão estarão paralisadas, impactando o abastecimento de água em Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e na capital. A regularização do fornecimento ocorrerá de maneira gradual, podendo levar até 72 horas nas áreas mais distantes e elevadas das redes de distribuição.
Na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a concessionária Rio+Saneamento aproveitou a paralisação do Sistema Guandu para realizar melhorias em 24 bairros da região. Espera-se que essas intervenções resultem em um abastecimento de água mais regular e seguro para os moradores. Já na Zona Sudoeste, a Iguá Rio está modernizando as redes de abastecimento durante a parada programada, com a realização de manutenções preventivas e reparos em tubulações, além de prestar apoio por meio de caminhões-pipa.
A concessionária Águas do Rio, que atende bairros das Zonas Norte e Sul da capital, assim como municípios da Baixada Fluminense, também está promovendo melhorias no sistema de distribuição de água. Dentre os serviços realizados estão a instalação de novos sistemas de bombeamento e de válvulas, visando aprimorar a eficiência operacional. Com mais de 500 profissionais envolvidos em cerca de 100 serviços simultâneos, a intervenção no Guandu tem como objetivo garantir um sistema mais seguro e moderno para atender a população da Região Metropolitana.
Após a conclusão dos serviços, a operação do Sistema Guandu será retomada gradualmente, com previsão de alcançar 100% da capacidade até as 2h do dia 26. A Cedae orienta a população a armazenar água durante o período de manutenção e ressalta a importância de economizar o recurso, evitando tarefas que demandem alto consumo. A distribuição de água nas localidades atendidas será realizada pelas concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com suas respectivas áreas de atuação.




