Mais de 850 bairros, de onze municípios da Grande BH, terão o abastecimento de água afetado neste domingo (27). De acordo com a Copasa, o serviço deve ser interrompido em intervalos devido à manutenção operacional programada no Sistema Bacia do Paraopeba. O fornecimento deve ser reestabelecido gradativamente na madrugada de segunda-feira (28). Ainda segundo a companhia, a previsão é que a normalização do abastecimento ocorra, gradativamente, no decorrer da madrugada desta segunda-feira. Neste período, o abastecimento será reforçado por meio de caminhões-pipa para serviços essenciais e reservatórios da Companhia, conforme divulgado pela Copasa. A empresa destacou que os imóveis que possuem caixas d’água podem não ser impactados.
O fornecimento de água desses bairros é proveniente do Sistema Paraopeba, composto pelos reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores. Esses reservatórios são responsáveis por fornecer água para mais de 3 milhões de pessoas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), segundo a Agência Nacional de Água e Saneamento Básico.
Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São José da Lapa e Vespasiano são municípios da região metropolitana que terão seus bairros afetados com a intermitência no abastecimento de água. A Copasa aconselha a população a fazer uso consciente da água e priorizar atividades essenciais durante o período da manutenção.
Para mais informações ou dúvidas, a Copasa disponibiliza canais de atendimento como o Call Center, o Aplicativo Copasa Digital, Agência Virtual e WebChat no site oficial da empresa. Além disso, o serviço de atendimento pelo WhatsApp está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, e a Agência de Atendimento Presencial funciona de segunda a sexta-feira mediante agendamento prévio no site ou pelo telefone.
Neste domingo, a manutenção programada no Sistema Paraopeba afetará mais de 850 bairros na Grande BH. Com a regularização do abastecimento prevista para ocorrer na madrugada de segunda-feira, a Copasa reforça a importância do uso consciente da água durante esse período. A companhia ressalta que os imóveis com caixas d’água podem não ser impactados pela intermitência no abastecimento. É fundamental que os moradores afetados busquem fontes alternativas de água para necessidades essenciais.