Press "Enter" to skip to content

Maratonar séries ou filmes aumenta o risco de morte precoce, diz estudo

Última atualização 05/06/2017 | 14:59

Pesquisadores japoneses, da Universidade de Osaka, divulgaram um estudo que aponta os riscos de fazer maratona de séries ou filmes, hábito conhecido também como binge watching. Segundo a pesquisa, assistir a séries por um longo período de tempo pode aumentar as chances de se desenvolver embolia pulmonar.

Os pesquisadores comparam a maratona com uma viagem de avião, exigindo alongamentos pelo menos a cada hora passada sentado no sofá. O estudo alerta, ainda, que quem passa até cinco horas por dia assistindo à TV tem o dobro de chances de morrer do que uma pessoa que assiste a apenas duas horas e meia diárias.

Essa não é a primeira pesquisa que indica morte prematura para quem passa boa parte à frente da TV ou serviços de streaming. Um outro trabalho publicado no Journal of the American Heart Association indica que passar mais de três horas assistindo tem mais chances de falecer por doenças cardiovasculares e câncer. A sugestão também é a prática de alguns alongamentos e intervalos frequentes durante a maratona.

Recentemente, outro estudo, desta vez da Universidade do Texas, apontou que o hábito de consumo de séries em maratona pode ter uma relação com a depressão em jovens adultos. A pesquisa apontou que essa faixa etária passa muito tempo vendo conteúdo em TV, tablets, smartphones e outros, para “escaparem dos sentimentos negativos”.

*Com informações do AdoroCinema