A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) anunciou a suspensão do maratonista Daniel Nascimento, o Danielzinho, por suspeita de doping. O atleta passou por exames no último dia 14 de julho e, segundo a organização, foram encontradas substâncias proibidas pelo código mundial antidoping. Maratonista está fora dos Jogos Olímpicos de Paris.
Em documentos, a ABDC informou que foram encontradas as substâncias Drostanoloana, Metenolona e Noretiocolanolona no organismo do atleta. Elas são esteroides anabolizantes que aumentar a força muscula e a energia.
Daniel Nascimento é conhecido como principal maratonista brasileiro da atualidade e seria o único representante do Time Brasil na modalidade nos Jogos Olímpicos Paris-2024. Durante o ciclo olímpico, o atleta marcou a Maratona de Seul, na Coréia do Sul, em 2h04min51s, quebrando o recorde sul-americano. O tempo foi registrado como o melhor já registrado por um atleta nascido fora do continente africano.
Morando e treinando no Quênia, Danielzinho passou por exames durante uma passagem pelo Brasil em um teste surpresa realizado pela ABCD. A namorado do atleta, Graziele Zari, também foi suspensa em janeiro deste ano após exames na Agência Antidopingo do Quênia detectaram a presença de Androstanediol e Testosterona no corpo da maratonista.