Marcha Nacional pela Visibilidade Trans: Vida, Direitos e Futuro para a Comunidade LGBTQIA+

A “Marsha” Nacional pela Visibilidade Trans reuniu milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A segunda edição da marcha teve como tema ‘Vida, Direitos e Futuro para a População Trans’ e também celebrou o Dia da Visibilidade Trans. O evento contou com a presença de aproximadamente 4 mil participantes, todos vestindo as cores da bandeira trans – azul, rosa e branco – em seus cartazes, roupas e acessórios.

A concentração teve início às 13h, em frente ao Congresso Nacional. A partir das 18h, os participantes seguiram pela Esplanada dos Ministérios até o Museu Nacional da República. A iniciativa da marcha partiu da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) e contou com o apoio de diversas instituições LGBTQIA+.

Diversas artistas, como Linn da Quebrada, Bia Bixarte, Valéria Barcelos e Ayô Tupinambá participaram do evento, assim como as deputadas federais Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG). A “Marsha” Nacional pela Visibilidade Trans teve início em homenagem à ativista Marsha P. Johnson, que lutou pelos direitos da população LGBTQIA+ nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1990.

Além disso, o evento contou com diversas atividades e discursos que promoveram a conscientização e o respeito à diversidade de gênero. A presença de figuras do Congresso Nacional demonstrou o apoio e a representatividade política para a causa trans. A marcha marcou um momento importante para a comunidade LGBTQIA+, reunindo pessoas de diferentes idades, backgrounds e identidades de gênero.

Para saber mais sobre a região e eventos similares, confira as notícias no DE DF. A luta pela visibilidade e pela inclusão da comunidade trans é um processo contínuo, e iniciativas como a “Marsha” Nacional são essenciais para ampliar o diálogo e promover mudanças positivas na sociedade. Junte-se a esse movimento e apoie a diversidade em todas as suas formas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp