Diagnóstico divulgado nesta sexta-feira, 30, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta o profissional de saúde e empresário Márcio Corrêa (MDB) como um dos a conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições deste ano, em Goiás.
Seis variáveis são consideradas pelo levantamento. As pesquisas de intenções de votos; histórico eleitoral dos partidos e dos candidatos; coligações majoritárias em cada Estado; projeções dos próprios partidos (lideranças e diretórios); estrutura da campanha dos candidatos, inclusive recursos financeiros e acesso ao horário eleitoral gratuito; e estratégias partidárias.
Além de Márcio Corrêa, três nomes do MDB goiano aparecem como favoritos para a Câmara. São eles, o deputado federal Célio Silveira, Felipe Cecílio (neto do ex-senador Mauro Miranda) e a vereadora de Rio Verde Marussa Boldrin.
O quinto levantamento elaborado pelo Diap sobre os candidatos mais competitivos para a Câmara dos Deputados foi realizado em parceria com a Contatos Assessoria Política. Nele foi feita cuidadosa análise e sistematização dos dados e informações. E considera o possível desempenho de cada partido em cada uma das 27 unidades da Federação.
Com informações quantitativas e qualitativas disponíveis, o órgão prevê que a futura Câmara terá renovação entre 40% e 45%, com a reeleição de aproximadamente 300 deputados. A bancada federal de Goiás é formada por 17 parlamentares. Destes, 13 tentam a reeleição.
Três disputam eleição majoritária: Delegado Waldir (UB) e João Campos (Republicanos) para o Senado; e Vitor Hugo (PL) para o governo de Goiás. O deputado federal José Mário Schreiner (MDB) decidiu não se candidatar neste ano. Portanto, pela previsão do DIAP, pelo menos 7 novos deputados devem ser eleitos neste ano para a futura bancada federal de Goiás.
“Temos excelentes candidatos para deputado federal na eleição deste ano no Estado. O MDB nunca esteve tão competitivo como agora, com nomes experientes e, principalmente, com novas lideranças regionais que já se destacaram nas eleições municipais de 2020. Acreditamos que podemos eleger no mínimo três deputados federais neste ano por Goiás”, afirma o presidente estadual do MDB, Daniel Vilela. Também candidato a vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado (União Brasil), que deve ser reeleito no primeiro turno, segundo as pesquisas.
Renovação
Um dos principais nomes do MDB para a renovação da bancada federal goiana é Márcio Corrêa. Segundo o levantamento do instituto Direct, divulgado dia 28 de setembro, o candidato tem 7,2% das intenções de voto dos eleitores anapolinos, empatado tecnicamente com o petista Rubens Otoni (8,1%), que está no seu quarto mandato de deputado federal.
Vários fatores explicam o favoritismo de Márcio Corrêa, que disputa pela primeira vez a eleição para a Câmara Federal: o recall da eleição para a Prefeitura de Anápolis em 2018, quando surpreendeu o eleitorado pelo conhecimento das demandas da cidade e qualidade das propostas para resolvê-las; a sua campanha robusta deste ano, com apoiadores de peso e estrutura de trabalho; e por ser uma forte e competitiva alternativa aos grupos do PT e do prefeito Roberto Naves (PP) na cidade.
Márcio Corrêa conseguiu também tornar a candidatura forte para a Câmara Federal ao conquistar apoios de lideranças em mais de 100 municípios goianos e fazer dobradinha com mais de 40 candidatos a deputado estadual.
Ele também conquistou o apoio formal de segmentos importantes da sociedade civil, como a Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) e o Sindicato do Metalúrgicos de Anápolis (Sindmetana).
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) já elogiou diversas vezes o candidato do MDB pela sua capacidade de trabalho e lealdade aos princípios que defende.