Marconi e prefeito de Aparecida inauguram via

Alameda da Paz interliga Pólo Empresarial Goiás ao Centro da cidade

O prefeito Gustavo Mendanha inaugurou na manhã desta quarta-feira (08) o último trecho da pavimentação da Alameda da Paz. A obra foi realizada em parceria com a Agência Goiana de Transportes e Obras (AGETOP) e tem a função de interligar o Centro de Aparecida à BR-153, passando pelo Polo Empresarial Goiás. A cerimônia aconteceu às 8h45 e contou com a presença do governador Marconi Perillo. “Esta foi o primeiro convênio assinado entre o Governo do Estado de Goiás e a Prefeitura de Aparecida na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e veio celebrar um novo tempo da política pública de Goiás onde colocamos de lado nossas diferenças políticas e trabalhamos juntos para o bem maior. O nome Alameda da Paz celebra isto. De forma que eu estou muito contente de poder estar aqui hoje inaugurando esta obra, que foi concluída pelo prefeito Gustavo Mendanha – pontuou o governador”.

“Eu e o Governador Marconi Perillo estivemos juntos ainda esta semana no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e sei do esforço que tem sido feito para concluirmos esta obra tão importante e, neste sentido, aproveito para agradecer também ao governador pelo esforço para resolver o problema do abastecimento de água na cidade, principalmente nas unidades de Saúde e de Educação” – lembrou Gustavo Mendanha. O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, ressaltou o papel decisivo que a Alameda da Paz cumprirá em Aparecida, principalmente no que diz respeito à logística e à economia do município. “A via interliga o Polo Empresarial Goiás a três dos mais importantes eixos da cidade: a Avenida Independência, a Avenida Diamante e também a BR-153. Na prática, além de resolver um gargalo da Mobilidade Urbana local, também servirá de rota alternativa entre Goiânia e Aparecida” – pontua.

O convênio que propiciou a construção da Alameda da Paz foi assinado em janeiro de 2012 pelo então prefeito Maguito Vilela e o governador Marconi Perillo mas está sendo finalizado somente agora na gestão do prefeito Gustavo Mendanha. A obra teve custo aproximado de R$ 25 milhões, ficando metade a cargo do município. Ao todo são mais de 10 quilômetros pavimentados, com destaque para o trecho entre a Avenida Independência e o Polo Empresarial Goiás, que recebeu pista duplicada. A cerimônia contou a com a presença do vice-governador José Eliton Júnior, dos deputados estaduais Marlúcio Pereira (PSB) e Mané de Oliveira (PSDB); do presidente da Câmara Municipal, vereador Vilmar Mariano (PMDB); e do vice-prefeito e secretário de Governo, Véter Martins.

Fonte: Prefeitura de Aparecida

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula impõe veto ao indulto de Natal para condenados do 8 de janeiro

Lula Impõe Veto ao Indulto de Natal para Condenados do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para os condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, marcando o segundo ano consecutivo em que o benefício é negado aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. O anúncio foi feito na noite de 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, destacando a firmeza do governo em lidar com esses crimes.

Além disso, o indulto não será concedido a condenados por abuso de autoridade e crimes contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva. O decreto também exclui aqueles condenados por crimes hediondos, tortura e violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Integrantes de organizações criminosas, condenados em regimes disciplinares diferenciados e aqueles que fizeram acordos de colaboração premiada também estão fora do benefício.

Por outro lado, o indulto será concedido a gestantes com gravidez de alto risco, comprovada por laudo médico. Mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência também terão direito ao benefício, desde que comprovem ser essenciais para o cuidado de crianças até 12 anos com deficiência.

Saúde e condições especiais

O decreto prevê o perdão da pena para pessoas infectadas com HIV em estágio terminal, ou aquelas com doenças graves crônicas sem possibilidade de atendimento na unidade prisional. Pessoas paraplégicas, tetraplégicas, cegas e portadoras do espectro autista em grau severo também serão beneficiadas.

Este decreto reforça a posição do governo em relação aos atos antidemocráticos e crimes graves, enquanto oferece alívio a grupos vulneráveis. As pessoas contempladas pelo benefício terão, na prática, o perdão da pena e o direito à liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp