Marconi e príncipe saudita discutem ampliação do comércio entre Goiás e Arábia Saudita

O governador Marconi Perillo e a delegação goiana foram recebidos nesta quinta-feira (2 de março) pelo príncipe Muqrin bin Abdulaziz Al Saud. O príncipe Muqrin recebeu Marconi e a delegação em uma fazenda de sua propriedade, nos arredores da capital saudita, Riade.

O governador esteve na propriedade do príncipe Muqrin acompanhado pela primeira-dama, Valéria Perillo, pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, pelo secretário Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro, e pelo assessor de imprensa João Bosco Bittencourt. Acompanharam também o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, e o vice-presidente da Saneago, Elie Chidiac. O embaixador do Brasil na Arábia Saudita, Flávio Marega, acompanhado da mulher, Cláudia Marega, também participou do encontro.

Potencialidades das economias

O governador apresentou os indicadores econômicos e sociais de Goiás e afirmou que o Estado está aberto aos investimentos estrangeiros nos setores prioritários para os sauditas. Marconi convidou o príncipe e integrantes do governo saudita a visitarem Goiás para conhecer melhor a economia do Estado. Muqrin disse que fará o possível para, em breve, promover missão comercial da Arábia Saudita ao Estado.

Goiás e Arábia Saudita já são parceiros comerciais, mas é possível ampliar substancialmente, segundo o governador, o intercâmbio de produtos entre os dois países. Entre 2014 e o ano passado, Goiás exportou US$ 220 milhões em produtos para o país saudita e importou US$ 46 milhões. O príncipe Muqrin afirmou que o país quer aprofundar as conversações para a ampliação da pauta comercial e agradeceu o interesse de Goiás pela parceria.

“Esta missão comercial para o Oriente Médio abriu em definitivo as portas para o intercâmbio comercial e cultural com os países da região, em especial com a Arábia Saudita, país com o qual estamos ampliando substancialmente as conversações comerciais”, disse Marconi. “O príncipe Muqrin nos recebeu de forma muito gentil e hospitaleira e deixou clara sua intenção de, através de nossos governos e representações, ampliar o diálogo bilateral”, afirmou o governador.

José Vitti afirmou que a agenda da missão à Arábia Saudita amplia de forma significativa as perspectivas de novas relações comerciais e de investimentos. “Com muita habilidade política e administrativa, o governador Marconi Perillo apresentou as possibilidades de novos negócios entre Goiás e a Arábia Saudita, mostrando, mais uma vez, que o governo e o Estado estão abertos aos investimentos em investimentos estratégicos da economia e capazes de gerar mais empregos e renda para os goianos”, afirmou Vitti.

Fonte: Gabinete de Imprensa

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp