Marconi prioriza construção de parque tecnológico em Catalão

Por determinação do governador Marconi Perillo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) iniciou a fase final de construção do Parque Tecnológico GoiásTec no município de Catalão, no Sudeste de Goiás. O objetivo é que o centro atue como catalisador de empresas para a região.

Com área total de 400 mil metros quadrados, o centro é dividido em setores destinados à instalação de empresas e indústrias (250 mil metros quadrados); atividades de apoio e serviços – bancos, lanchonetes – (10 mil metros quadrados); área institucional – laboratório de pesquisa, auditório – (30 mil metros quadrados); ruas e avenidas (20 mil metros quadrados); e área de preservação ambiental (90 mil metros quadrados).

Segundo o superintendente de Executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Mauro Faiad, além de incentivos fiscais, os empreendedores terão acesso a suportes técnicos, cursos de qualificação profissional e laboratórios de pesquisas. A expectativa é de que o empreendimento seja fator de atração de empresas de alto valor agregado. “O GoiasTec deverá contribuir para o crescimento regional, por meio da geração de novos empregos e também para o desenvolvimento tecnológico”, ressalta Faiad.

Para o secretário de Desenvolvimento, Luiz Maronezi, a geração de emprego e renda, e o desenvolvimento tecnológico são as metas da SED, com a implantação do GoiásTec. “Vamos estimular o desenvolvimento socioeconômico por meio da implantação de mais empreendimentos que visem a adoção de novas técnicas, para a melhoria e ampliação do parque industrial de Goiás. A expectativa é que sejam atraídas dezenas de empresas de pequeno, médio e grande portes”, frisa.

O GoiásTec tem como foco a atração de empresas com forte base tecnológica dos setores metalmecânico, mineração, alimentos, logística e confecções. No local, já está em construção uma unidade do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego), que oferecerá serviços tecnológicos e cursos de formação voltados para as vocações e demandas das empresas que se instalarão no Parque.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Daniel Silveira agradeceu a liberdade em igreja antes da nova prisão

Daniel Silveira Agradece a Liberdade em Igreja Antes da Nova Prisão

O ex-deputado Daniel Silveira teria ido a igreja agradecer a liberdade da prisão um dia antes de ser preso novamente. A informação foi dada pelo advogado Paulo Faria, que cuida do caso envolvendo o político condenado por ameaça a democracia.

“A todos que torceram pela liberdade de Daniel Silveira, saibam que ele está feliz em família. Falei com ele hoje, foi à igreja agradecer a ‘liberdade’, e vai curtir a família. Muito obrigado por tudo, e pelas orações. Falo em nome da esposa, filhas, mãe e irmã”, escreveu seu advogado nas redes sociais.

Daniel Silveira foi preso novamente na madrugada do dia 22 de dezembro, após descumprir medidas cautelares impostas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Ele havia sido solto na última sexta-feira, 22, após uma decisão que convertia a prisão em condicional após o entendimento de que ele já havia cumprido uma parcela significativa da pena.

Segundo o STF, o ex-deputado teria usado uma ida ao hospital para desrespeitar o toque de recolher, previsto para as 22h. Silveira teria ficado no local até 0h30, mas voltou para casa apenas as 2h da manhã.

“O sentenciado demonstrou, novamente, seu total desrespeito ao poder judiciário e à legislação brasileira, como fez por, ao menos, 227 (duzentas e vinte e sete) vezes em que violou e descumpriu as medidas cautelares diversas da prisão durante toda a instrução processual penal”, disse Moraes na decisão.

Daniel Silveira estava preso desde 2 de fevereiro de 2023, após ser condenado a oito anos e noves meses de prisão por ameaçar o Estado Democrático de Direito e coagir o andamento do processo, ganhando progressão de regime fechado para semiaberto.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp