Press "Enter" to skip to content

Marconi se encontra com presidente do Líbano e articula novos investimentos

Última atualização 07/03/2017 | 09:34

Na primeira reunião do dia ontem (5), a Missão Comercial de Goiás no Líbano, liderada pelo governador Marconi Perillo, apresentou ao presidente do Fransbank, Adnan Kassar, proposta de inclusão do Brasil e, especialmente Goiás, como uma espécie de entreposto – central de logística – da rota da China (em fase de articulação) com os países árabes. Antes, o governador foi recebido em audiência pelo presidente do Líbano, Michel Aoun, a quem agradeceu pela hospitalidade. “Tivemos dias produtivos no Líbano, que vão render frutos para Goiás”, afirmou, quando de audiência no Palais Presidential.

O governador também foi recebido pelos ministros de relações exteriores e de turismo. Tratou com eles da possibilidade de intermediar junto ao governo brasileiro a estruturação de uma linha área entre Brasil e Líbano e a ampliação das relações comerciais entre os dois países, especialmente o Estado de Goiás.

Na reunião com o presidente do presidente do Fransbank, Marconi defendeu a ideia de que o Brasil e Goiás entrem como distribuidores de produtos chineses na chamada “rota da seda”, cuja tarefa no processo original dos investidores seria executada pela Venezuela.

Na reunião, o governador Marconi Perillo destacou que o Aeroporto de Cargas poderia ser um ponto de distribuição junto ao Porto Seco. Marconi vai articular a vinda de ministros das concessões e relações exteriores do Líbano a Goiás, como forma de dar continuidade às tratativas.

O presidente do Fransbank também é presidente da união dos países árabes. Ele se propôs a ajudar no aprofundamento das relações comerciais e na colaboração do Brasil e de Goiás com a comunidade árabe. Ele disse que o Brasil recebeu muito bem os libaneses e eles têm essa gratidão histórica com o País. “É importante manter relações frequentes”, sustentou, ao elogiar a missão brasileira. O dirigente anunciou também que vai trabalhar para inserir empresas brasileiras e goianas no esforço de reconstrução da Síria, no qual estão empenhados. Por fim, adiantou que brevemente vai visitar o Brasil e irá a Goiás.

A reunião com o presidente do Fransbank, realizada na sede financeira do banco em Beirute, demorou cerca de meia hora.

No sábado, no segundo dia missão comercial ao Líbano, o Marconi falou a uma plateia de 100 empresários e autoridades de diversos setores, entre eles o ministro da Defesa libanês, Yaacoub El Saraf, e apresentou a economia do Estado. “Goiás é o Estado mais central do Brasil. Temos uma população empreendedora e muito trabalhadora, muito receptiva aos povos de todo o mundo”, afirmou. Durante o encontro, Marconi foi citado como líder político emergente de uma das principais economias do Brasil e possível candidato a presidente da República em 2018.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador