Marcos do Val teria atuado para incriminar Bolsonaro em trama golpista

Pessoas próximas a Bolsonaro teriam agido para que Marcos do Val “afastasse a participação do ex-presidente na trama”

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) teria agido para dificultar e embaraçar a investigação da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado. A informação consta em inquérito da corporação, do qual o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes quebrou o sigilo e enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira (26/11).

Depois da divulgação do plano de gravar Moraes clandestinamente, pessoas próximas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “atuaram para que o Senador alterasse sua versão sobre o plano criminoso e afastasse a participação do ex-presidente na trama”. As ações ocorreram em dezembro de 2022, mês planejado para prender e matar o ministro.

O relatório cita que Marcos do Val trocou mensagens com o ex-deputado federal Daniel Silveira, nas quais o ex-parlamentar pede que o senador grave Moraes dizer que agiu fora da Constituição Federal de 1988. Para a PF, Silveira sabia dos atos empregados em prol da “ruptura institucional”.

Em conversa com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o senador reforça o objetivo de embaraçar as investigações, diz a corporação. A ideia dele era descredibilizar o ministro.

Silveira teria chamado Marcos do Val para uma reunião com Bolsonaro, na qual lhe seriam dadas as condições para gravar Moraes, como a oportunidade e os meios técnicos. Os fatos vieram a público em 1° de fevereiro de 2023, quando o senador disse que foi coagido pelo ex-presidente.

MORAES DERRUBA SIGILO DA PF E ENCAMINHA RELATÓRIO À PGR

O ministro do STF Alexandre de Moraes derrubou o sigilo do relatório final da Polícia Federal que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Moraes enviou ainda os documentos à Procuradoria-Geral da República (PGR), atualmente comandada por Paulo Gonet.

No total, a PF indiciou 37 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Entre os indiciados estão: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); os ex-ministros Walter Braga Netto e Augusto Heleno; o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos; o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; além do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

A PGR analisará as provas apresentadas pela PF e, a partir de então, pode decidir se apresenta denúncia ou não contra os investigados. O parecer será direcionado ao ministro Moraes. Caso seja oferecida denúncia, os 37 indiciados se tornam réus.

O QUE A PF DESCOBRIU

A PF descobriu uma trama golpista visando impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice dele, Geraldo Alckmin (PSB), ao término das eleições presidenciais de 2022, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu o pleito.

O plano previa, inclusive, o assassinato de Lula, Alckmim e Moraes. A partir da quebra de sigilo telefônico e telemático de aparelhos celulares e computadores, a PF encontrou áudios e conversas em que os investigados tramam o golpe de Estado.

PF DIVIDIU EM SEIS NÚCLEOS OS INDICIADOS DE GOLPE DE ESTADO

As investigações da PF apontam que os 37 indiciados “se estruturaram por meio de divisão de tarefas”, o que resultou nos seguintes grupos:

a) Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral;

Integrantes: Mauro Cesar Barbosa Cid, Anderson Torres, Angelo Martins Denicoli, Fernando Cerimedo, Eder Lindsay Magalhães Balbino, Hélio Ferreira Lima, Guilherme Marques Almeida, Sergio Ricardo Cavaliere de Medeiros e Tércio Arnaud Tomaz.

b) Núcleo Responsável por Incitar Militares a Aderirem ao Golpe de Estado;

Integrantes: Walter Souza Braga Netto, Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, Ailton Gonçalves Moraes Barros, Bernardo Romão Correa Neto e Mauro Cesar Barbosa Cid.

c) Núcleo Jurídico;

Integrantes: Filipe Garcia Martins Pereira, Anderson Gustavo Torres, Amauri Feres Saad, Jose Eduardo de Oliveira E Silva e Mauro Cesar Barbosa Cid.

d) Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas;

Integrantes: Sergio Ricardo Cavaliere de Medeiros, Bernardo Romão Correa Neto, Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins De Oliveira, Alex de Araújo Rodrigues e Cleverson Ney Magalhães.

e) Núcleo de Inteligência Paralela;

Integrantes: Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Marcelo Costa Camara e Mauro Cesar Barbosa Cid.

f) Núcleo de Oficiais de Alta Patente com Influência e Apoio a Outros Núcleos

Integrantes: Walter Souza Braga Netto, Almir Garnier Santos, Mario Fernandes, Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira, Laércio Vergílio e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mãe e filho desaparecidos em enxurrada: últimas notícias de Ibitinga, SP

Mãe e filho estão desaparecidos após serem levados por uma enxurrada ao tentar atravessar a Avenida Carolina Geretto Dall’Acqua, no centro de Ibitinga, cidade do interior de São Paulo, nessa terça-feira (3/12). O Corpo de bombeiros foi acionado e retomou as buscas pelas vítimas nesta quarta-feira (4/12). Até o momento, não há informações sobre a localização dos desaparecidos. A Polícia Militar (PM) afirmou que a ocorrência ainda está em andamento.

O endereço em que as vítimas foram levadas é próximo a um córrego na cidade. Por causa do grande volume de chuvas, que ocasionou no transbordamento do local, e da baixa visibilidade, as buscas foram interrompidas na última terça e retornaram nesta manhã. Nas 24 horas que antecederam o desaparecimento das vítimas, o município foi atingido por 18,5 milímetros de chuva.

A comunidade de Ibitinga está mobilizada e aguarda angustiada por notícias sobre mãe e filho desaparecidos. A comoção tomou conta da cidade e moradores se unem para prestar apoio às famílias das vítimas. As autoridades locais continuam empenhadas nas buscas, com a esperança de encontrar os desaparecidos com vida.

É importante ressaltar a gravidade das situações de enchentes e enxurradas, que podem ocorrer repentinamente e causar tragédias como essa em todo o país. Medidas de prevenção e segurança são essenciais para evitar a perda de vidas nessas circunstâncias. A solidariedade e o apoio mútuo da comunidade são fundamentais para enfrentar momentos difíceis como este.

Fique por dentro do que acontece no interior de São Paulo. Acompanhe as últimas notícias sobre o desaparecimento da mãe e filho levados pela enxurrada em Ibitinga. Siga as páginas oficiais das autoridades locais e mantenha-se informado sobre as ações de resgate e assistência às vítimas. O trabalho conjunto de todas as esferas governamentais e da população é fundamental em situações de emergência como essa. Vamos juntos em busca de um desfecho positivo para essa triste ocorrência em DE.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp