O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, assinou nesta segunda-feira, 13, a ordem de serviços para início, em abril próximo, das obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). O prefeito de Trindade, Marden Júnior, acompanhou a cerimônia que lançou a pedra fundamental das obras.
O evento ocorreu no canteiro de obras da unidade e reuniu autoridades de diferentes pontos de Goiás e do Tocantins. O Cora vai ocupar uma área de 170 mil metros quadrados, sendo 44 mil metros quadrados de área construída em três etapas, com previsão de 148 leitos adultos e pediátricos.
“Vai ser a maior obra do meu governo”, celebrou o governador que, por ser médico, se disse tocado afetivamente pelo empreendimento, cujo projeto conta com parceria do Hospital do Amor de Barretos, da Fundação Pio XII, referência filantrópica em oncologia reconhecida internacionalmente.
O presidente da Fundação, Henrique Duarte Prata, que estava no evento, frisou que a unidade paulista atende milhares de pacientes de Goiás que necessitam de atendimento de referência para o câncer e que poderão se tratar no Cora quando a unidade estiver pronta.
A estimativa do Governo Estadual é que a primeira etapa, que terá 48 leitos pediátricos, seja entregue em 18 meses. A obra completa deve ser entregue em cinco anos, incluindo um centro de apoio aos familiares dos internos que vierem de outras cidades.
Entre os prefeitos da Região Metropolitana presentes, Marden Júnior destacou a importância do empreendimento para absorver pacientes que necessitam de tratamento para os diferentes tipos de câncer, regulados pela rede pública dos municípios, como Trindade. “É muito positivo estarmos tão próximos de um centro de referência em oncologia dessa grandeza”, disse.
Muitos outros prefeitos compareceram ao evento realizado em uma área que pertenceu à Embrapa e próximo das Centrais de Abastecimento (Ceasa) na BR-153. Diversos parlamentares também estiveram, a exemplo da deputada federal Flávia Morais e do deputado estadual Cristiano Galindo.
Flávia se colocou à disposição para buscar recursos federais para o Cora. Membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás, Cristiano afirmou que também vai articular por benefícios para o complexo oncológico. Ele citou que a obra não apenas vai atender toda a Região Centro-Oeste, “como Trindade ficará bem amparada para tratar quem necessitar de tratamento para o câncer”.
Também falando em beneficiar o Cora com recursos, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, anunciou que o Legislativo Estadual vai doar R$ 6 milhões do orçamento da Casa para o complexo hospitalar.