Estudante que viajou para a Roma relata clima na Basílica de São Pedro horas após a morte do papa: ‘Todos de preto e rezando’
Mariana Capibaribe, de 20 anos, descreve clima de luto e respeito na Praça de São Pedro após a morte do pontífice na manhã desta segunda-feira (21). A estudante relata o clima na Basílica de São Pedro horas após a morte do papa.
Mariana Capibaribe, de 20 anos, viajou para Roma, capital da Itália, no domingo de Páscoa (20) e, no dia seguinte, acordou com a triste notícia da morte do papa Francisco. Ainda pela manhã, ela decidiu ir até a Praça de São Pedro, que fica em frente à Basílica, e testemunhou a comoção e movimentação dos moradores e turistas do local.
Ao de, a estudante, que mora em Bauru (SP), contou que esteve logo pela manhã na praça e encontrou um intenso fluxo de pessoas prestando homenagens ao pontífice. Segundo ela, “Havia muita gente lá, todos de preto, prestando suas homenagens, tirando fotos em frente à igreja e rezando. Aqui na praça onde estou, um ponto turístico famoso, ontem estava lotada. Hoje está bem vazia, pois todos estão reunidos perto do Vaticano”.
O papa Francisco faleceu aos 88 anos, às 2h35 (horário de Brasília), 7h35 no horário local, e a informação foi confirmada pelo Vaticano. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, sendo o 266º papa da história. No domingo de Páscoa (20), chegou a aparecer publicamente na sacada da Basílica para abençoar os fiéis na Praça de São Pedro.
A Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano, é um dos templos mais importantes do cristianismo. Construída no local onde, segundo a tradição, está enterrado o apóstolo Pedro, o primeiro papa da Igreja, a basílica é um grande centro de peregrinação e fé. Sua cúpula imponente, projetada por Michelangelo, é palco das principais celebrações católicas, como as missas de Natal e Páscoa, além das audiências papais.
Mariana, que é católica, lamentou a perda do líder religioso. Ela afirmou: “Sou católica e lamento muito a morte do papa. O papa Francisco foi muito querido por todos e com certeza será lembrado com muito carinho”. O momento é de respeito e oração na Basílica de São Pedro em Roma, a qual se tornou um local de peregrinação e homenagens ao pontífice falecido.