Maricá sedia encontro internacional do Brics com a participação de 26 países
Sustentabilidade e liderança feminina fazem parte dos debates. Evento é voltado para o desenvolvimento municipal.
A cidade de Maricá (RJ) abrigou a 1ª Assembleia da Associação de Cidades e Municípios do Brics+ com a participação de 26 países emergentes, que buscam aumentar a influência geopolítica e econômica global.
De manhã, a reunião da FLACMA (Federación Latinoamericana de Ciudades, Municipios y Asociaciones de Gobiernos Locales) ocorreu, representando mais de 16.400 municípios na América Latina e Caribe, incluindo a seção latino-americana da Organização Mundial de Prefeitos.
Paralelamente, foram realizadas outras reuniões menores com foco em Desenvolvimento Sustentável das cidades do Brics+: segurança alimentar e ESG (Environmental, Social, and Governance); Mulheres Brics+; Sessão sobre Juventude; Arquitetura e desenvolvimento urbanístico.
Além da assembleia, os representantes estrangeiros participaram de apresentações culturais e farão um tour para conhecer práticas locais, incluindo os jardins comestíveis construídos em praças públicas da cidade.
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, presidiu a assembleia e destacou a importância do Brics como motor de uma nova humanidade, buscando uma nova aliança global com desenvolvimento partilhado e tolerância cultural.
Autoridades internacionais presentes no evento ressaltaram a relevância do encontro para o fortalecimento dos países emergentes e a cooperação como essencial para o desenvolvimento dos territórios.
O Brics+, composto agora por novos membros como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, amplia o papel do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no cenário internacional.
Durante o encontro, Augustin Gonzalez, prefeito de Cruz Alta, na Argentina, e Dra. Somya Gurjar, prefeita de Jaipur, na Índia, enfatizaram a importância da liderança feminina e discutiram questões relacionadas às mulheres para construir uma sociedade mais equilibrada e justa.