Marina Ruy Barbosa é acusada de blackface estampar campanha de bronzeador

Marina Ruy Barbosa é acusada de blackface após lançar campanha de bronzeador

A atriz global Marina Ruy Barbosa, compartilhou nas suas redes sociais nesta segunda-feira (13), diversas fotos para a divulgação de um bronzeador corporal, em parceria com uma marca famosa de cosméticos. A atriz está sendo acusada de fazer blackface.

A atriz se defendeu dizendo que o produto “deixa a pele dourada e com um iluminador”, entretanto a polêmica continua. O nome da atriz ficou nos assuntos mais comentados do twitter, Marina virou meme e chegou a ser comparada com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O que é BlackFace

A prática é utilizada na Europa há muitos anos, e tomou uma nova dimensão nos Estados Unidos no século 19. Na época, atores brancos pintavam a pele com tinta escura para realizar os chamados “Ministrel shows”, espetáculos de comédia baseados na ridicularizaram de pessoas negras.

Na época, o racismo já era apontado: em texto publicado em 1848, o autor abolicionista Frederik Douglass descreveu os espetáculos como “a escória imunda da sociedade branca, que nos roubou a pele que a natureza lhes negou para ganhar dinheiro e agradar aos gostos corruptos de seus colegas brancos”.

Os espetáculos eram tão populares que influenciaram outras formas de arte: no século 19, quando a segregação impedia pessoas negras de acessarem os mesmos locais que os brancos, atores brancos utilizavam a mesma caracterização dos minstrel shows para relatar personagens negros.

Os estereótipos também tiveram sua influência na cultura brasileira, a Tia Anastácia, do Sítio do Pica-Pau-Amarelo”, é uma uma reprodução fiel da personagem “Mammy” presente em diversos espetáculos de menestréis. Além dessa, outras diversas produções brasileiras também usaram o blackface nos últimos anos, sob protestos do movimento negro. Mesmo quando a intenção não é ridicularizar a população negra, a caraterização continua exagerando os traços das pessoas negras e reforçando os estereótipos racistas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Velório aberto ao público de Ney Latorraca no Rio de Janeiro neste sexta-feira 27/12 no Theatro Municipal – saiba mais!

O velório do ator Ney Latorraca, falecido aos 80 anos na última quinta-feira (26/12), será aberto ao público e acontecerá no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (27/12). O evento terá início às 10h30 e encerrará às 13h30, no Foyer do Theatro Municipal, localizado na praça Floriano, na cidade do Rio de Janeiro. Após o velório, o corpo de Ney será cremado em uma cerimônia reservada para a família, às 15h.

Ney Latorraca, conhecido por sua trajetória de sucesso na TV brasileira, estava internado na Clínica São Vicente, no bairro da Gávea, desde o último dia 20, devido a complicações de um câncer de próstata, que resultou em uma sepse pulmonar e culminou em seu falecimento. O ator marcou presença em grandes produções da Globo, como a novela Da Cor do Pecado, e conquistou o carinho do público ao longo de sua carreira.

Casado há 29 anos com Edi Botelho, Ney Latorraca optava por uma vida discreta, longe dos holofotes e sem presença ativa nas redes sociais. O ator não compartilhava detalhes de sua vida pessoal, mantendo sua intimidade preservada. Sua morte foi lamentada por fãs, amigos e colegas de profissão, que reconheceram não apenas seu talento, mas também sua personalidade cativante.

Diversas figuras públicas se manifestaram nas redes sociais em homenagem a Ney Latorraca, destacando suas contribuições para a arte e para a cultura brasileira. Personalidades como Marco Nanini, Lula e o Ministério da Cultura lamentaram a perda do ator e ressaltaram sua marcante presença nos palcos e telas do país. Além disso, notícias sobre a decisão de Ney em deixar seus quatro apartamentos, no Rio de Janeiro e em São Paulo, para doação também repercutiram na imprensa.

Para se manter informado sobre as últimas notícias e novidades do mundo dos famosos e do entretenimento, acompanhe o perfil Metrópoles Fun no Instagram. Tudo sobre celebridades, cinema, música e muito mais você encontra por lá. A despedida de Ney Latorraca será uma oportunidade para fãs e admiradores prestarem suas últimas homenagens ao talentoso artista e deixarem registrado o carinho e a saudade que ele deixará em seus corações.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp