Marketing do Corinthians: Estratégias para Reforços Midiáticos em 2025 – Entenda sobre possível chegada de jogadores como Pogba e o modelo de negócio utilizado para contratar Memphis Depay.

Vem um novo Memphis? Chefe do marketing do Corinthians explica sobre possíveis reforços midiáticos

Vinicius Manfredi analisa dificuldades e oportunidades de contratar jogadores com auxílio de patrocinadores e comenta oferta de site de acompanhantes para bancar Pogba

Memphis Depay: gols, assistências e melhores momentos no Brasileirão 2024
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O sucesso na contratação de Memphis Depay, bancado com dinheiro do patrocinador máster, fez com que torcedores e até mesmo dirigentes do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] sonhassem com a chegada de novos reforços do mesmo perfil: midiáticos e com o potencial de terem suas imagens exploradas por parceiros do clube. Responsável por comandar o departamento de marketing do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/], o superintendente Vinicius Manfredi trata como viável a repetição deste modelo de negócio, mas faz questão de alertar para as dificuldades de realizar projetos deste tipo.

É um modelo legal, sedutor, ele faz a gente sonhar com vários movimentos, mas não é fácil de ser executado, ainda mais pelas cifras envolvidas quando você pensa em jogadores dessa magnitude. Já não é tão simples vender um patrocínio. E nestes casos você tem que entender também qual é o seu acordo com o atleta. Porque o jogador é um ativo do clube, dentro do clube, quando ele está associado ao clube. Mas, se você quiser tê-lo também como um embaixador para marcas, é uma outra negociação que precisa ser feita.

Segundo Vinicius Manfredi, a busca por reforços deste tipo sempre parte do departamento de futebol, e só depois a área de marketing é acionada. A gente só consegue entrar em campo se em algum momento a gente for acessado por alguém falando: “Olha, precisamos de apoio para tentar montar uma campanha, um projeto, ou um discurso pra tentar trazer um atleta.” O caso de Memphis Depay teve uma peculiaridade: ao fechar patrocínio máster com o Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/], a casa de apostas Esportes da Sorte já tinha a intenção de bancar uma contratação de peso e reservou em contrato R$ 57 milhões para investir neste reforço.

Tal quantia, que representa menos de 20% do valor total do acordo, já é maior do que o clube recebe em todos os outros patrocinadores. O segmento bet (de apostas) é muito característico. As marcas sabem que se não estiverem na camisa de um determinado clube uma empresa concorrente estará. A porta de entrada das plataformas acaba sendo o futebol, e há um número limitado de times para patrocinar: são apenas 20 na Série A – argumenta o dirigente do Corinthians, que ainda prossegue: Por isso que a gente vê às vezes comentários do tipo: “Nossa, mas a propriedade de determinado clube era vendida por 15 e agora estão pagando 60, 70. Isso acontece não porque o patrocínio vale mais agora, é porque para aquela categoria (casas de apostas) é muito característica essa disputa.

Como já tem a Esportes da Sorte como parceira, o Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] não pode fechar com outra empresa do ramo. A atual patrocinadora não descarta participar de novas contratações do clube, mas sem investir cifras parecidas com as da operação com Memphis Depay – a empresa esteve envolvida, por exemplo, na compra do goleiro Hugo Souza, mês passado.

Ganhou força entre torcedores do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] nos últimos dias a possibilidade de o clube contratar o meia francês Paul Pogba, que está sem clube. Apesar de especulações, o chefe do marketing alvinegro garante não ter sido procurado pelo departamento de futebol para viabilizar parceiros para esta transferência. Na última terça-feira, o Timão recebeu uma oferta da plataforma de acompanhantes Fatal Model. A empresa divulgou em suas redes sociais que estava disposta a bancar os salários de Pogba, mas horas depois o clube se manifestou agradecendo a proposta e negando qualquer negociação nesse sentido.

Independentemente do interesse ou não em Pogba, Vinicius Manfredi explicou sua visão sobre uma eventual parceria com a Fatal Model. A empresa já é parceira de clubes de futebol, como o Vitória, mas enfrenta resistência por estar ligada ao mercado da prostituição. Eu acho que é um assunto bem delicado, como tantos outros segmentos que também são anunciantes no esporte ou em outras áreas. Acho que dá pra enxergar de duas maneiras: o de crítica e também pelo lado que eles tentam fazer com que uma atividade que sempre foi informal e sempre foi muito mal cuidada tenha uma certa segurança, tanto para quem anuncia na plataforma quanto para quem utiliza o serviço – opinou.

– Mas, de fato, é um segmento que precisa ter muita análise para tomar essa decisão, tem um custo de imagem, tem bastante coisa a ser avaliada junto às possibilidades. É preciso entender um pouco qual o movimento que o clube quer fazer do ponto de vista de posicionamento – completou.

Como mostrou o ge no início do mês, apesar das dificuldades financeiras, o Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] tem a intenção de buscar ao menos um grande reforço a cada ano, como foi a chegada de Memphis ao clube em 2024. A aproximação do clube de jogadores estrangeiros e também brasileiros que atuaram ou atuam na seleção brasileira tem sido feita nos últimos meses pelo executivo Fabinho Soldado. Com o projeto de Memphis como exemplo, o objetivo é mudar a imagem do clube nos bastidores.

Um dos exemplos recentes do projeto do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] em se aproximar de estrelas do futebol mundial foi a breve negociação com o zagueiro espanhol Sergio Ramos. O jogador reagiu positivamente ao interesse alvinegro, mas o Timão esbarrou no alto investimento que teria de fazer para contar com o zagueiro de 38 anos no elenco. A reta final da temporada e a incerteza sobre o calendário de 2025 acabaram esfriando as tratativas. A chegada de Sergio Ramos, neste momento, está descartada pelo Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/]. O departamento de futebol também não se animou com a possibilidade de contratar Pogba.

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Reinauguração do Camp Nou, estádio do Barcelona, pode ser adiada; entenda os detalhes

Reinauguração do Camp Nou, estádio do Barcelona, pode ser adiada; entenda

Em obras, casa do clube catalão receberia jogos em fevereiro, mas lentidão pode atrasar retorno

Veja o timelapse das obras do Camp Nou, estádio do Barcelona [https://s04.video.glbimg.com/x240/12991259.jpg]

A previsão para o Camp Nou voltar a receber partidas de futebol era fevereiro de 2025, mas a reinauguração do estádio do Barcelona pode ser adiada. De acordo com o Marca, da Espanha, as obras não avançam no ritmo desejado, o que deve fazer o Barça esperar ainda mais para voltar a jogar em casa. Para o jornal, as chances do clube catalão mandar partidas no Camp Nou na atual temporada são “nulas”.

1 de 1 Camp Nou, estádio do Barcelona, em obras — Foto: Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images

A ideia do Barcelona era terminar 2024 com um jogo no Camp Nou. Para o clube, o ideal era enfrentar o Atlético de Madrid, às 17h deste sábado, já na sua casa reformada. O estádio, porém, ainda não tem gramado.

O clube tem previsão de colocar o novo gramado em meados de janeiro, e deve esperar até que a grama se firme no solo, o que demoraria mais alguns meses. Saídas de emergência também não foram criadas no Camp Nou, que começou a ter os primeiros assentos no início de dezembro.

Fevereiro foi definido como o mês de retorno do Barça ao estádio. As regras da Uefa não permitem que um clube mande jogos em estádios diferentes na mesma fase. Com isso, o clube catalão esperava já jogar o mata-mata da Champions League no Camp Nou.

Obras no Camp Nou avançam e estádio tem os primeiros assentos [https://s04.video.glbimg.com/x240/13152803.jpg]

— Por isso, as chances do time voltar ao Camp Nou nesta temporada são praticamente nulas, pelo menos na Europa. O estádio não está em boas condições e os regulamentos da Uefa exigem que se comuniquem com antecedência — publicou o Marca.

A previsão é que a partida de estreia, antes prevista para fevereiro, tenha 62 mil torcedores nas arquibancadas, dos 110 mil esperados quando a obra for finalizada. Fechado para reforma em junho do ano passado, o estádio só estará 100% pronto em 2026.

Desde o início da reforma, o Barcelona tem sediado as partidas como mandante no Estádio Olímpico de Montjuic. O último confronto no Camp Nou foi em maio de 2023, na vitória por 3 a 0 sobre o Mallorca, na 37ª rodada da LaLiga.

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