Marta e Debinha entre finalistas da seleção feminina da Fifpro

Marta e Debinha concorrem à seleção feminina da temporada pela Fifpro

O sindicado mundial de jogadores apresentou as 26 finalistas ao time do ano, e as vencedoras serão conhecidas no dia 9 de dezembro. As brasileiras Marta e Debinha estão entre as 26 indicadas à seleção feminina da temporada da Fifpro, o sindicado mundial de jogadores. Este ano, a eleição dos times do ano, tanto entre homens como entre as mulheres, não está mais vinculada à premiação da Fifa, que fará sua própria seleção mundial.

Marta, campeã da liga feminina dos Estados Unidos com o Orlando Pride, é uma das oito atacantes indicadas. Outra concorrente é a sua colega de time, a zambiana Barbra Banda, que semana passada ganhou o prêmio de jogadora do ano de 2024 da emissora inglesa BBC.

Debinha, do Kansas City Current, também dos Estados Unidos, é uma das sete meio-campistas indicadas. Também concorre no setor a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, vencedora da Bola de Ouro da France Football este ano.

As 11 vencedoras, que formarão a seleção feminina do ano, serão conhecidas na próxima segunda-feira, às 10h (horário de Brasília). Em seguida, a Fifpro vai divulgar a seleção masculina de 2024. Segundo a Fifpro, sua seleção mundial é a única feita exclusivamente através do voto de atletas de todo o planeta. Mais de 7 mil jogadoras participaram da eleição. O período de performance analisado foi entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024, após as Olimpíadas de Paris, com a exigência mínima de 20 partidas disputadas na temporada.

A seleção será montada com separação entre os setores do campo, com uma goleira e as três mais votadas de cada posição. Ou seja: três defensoras, três meio-campistas e três atacantes. A vaga restante ficará com a jogadora de linha com maior número de votos, que não tenha sido contemplada em seu setor. O time ideal será divulgado no dia 9 de dezembro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mercado: Cruzeiro aguarda definições de Soteldo com Santos e Grêmio para possível reforço em 2025

Veja como está a situação de Cruzeiro e Soteldo no mercado

O Cruzeiro [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/] está de olho no atacante Yeferson Soteldo, de 27 anos, como possível reforço para a próxima temporada. No entanto, o clube aguarda definições tanto do Santos quanto do Grêmio para tentar viabilizar a contratação do jogador.

O ex-atacante do Cruzeiro, Roberto Gaúcho, acredita que Soteldo pode reforçar a Raposa [https://s03.video.glbimg.com/x240/13185386.jpg]. Com alguns membros da diretoria e comissão técnica favoráveis à chegada do jogador, Soteldo é um nome que desperta interesse para 2025. Apesar das negociações encaminhadas com Bolasie, Dudu e Gabigol, o clube ainda busca reforçar o setor ofensivo.

De acordo com informações apuradas pelo ge, o Cruzeiro ainda não fez uma proposta oficial ao jogador. Isso se deve ao fato de que o clube está aguardando a definição do Grêmio sobre uma possível preferência de compra até o final do ano. Para adquirir os direitos de Soteldo em definitivo, o time gaúcho teria que desembolsar 5 milhões de dólares, cerca de R$ 30 milhões na atual cotação.

As incertezas sobre o projeto para Soteldo no Santos também são um obstáculo para a negociação avançar. A situação só deve ser definida com a chegada do próximo treinador, o que também impacta nas decisões do Cruzeiro. Mesmo que o ponta deva permanecer no elenco para 2025 e participar da pré-temporada nos Estados Unidos, a situação ainda está em aberto.

Ao longo desta temporada, Soteldo disputou 41 jogos pelo Grêmio, marcando sete gols e dando quatro assistências. O jogador venezuelano chegou ao Brasil em 2019, sendo emprestado ao Santos, posteriormente passando por Toronto, no Canadá, e Tigres, no México, antes de retornar ao clube paulista em 2022 e deixá-lo neste ano.

Para saber mais sobre o Cruzeiro, confira as últimas noticias e análises no GE e fique por dentro de tudo sobre o clube. Assista também aos vídeos e acompanhe o podcast do GE Cruzeiro para ficar ainda mais informado sobre o time celeste.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp