Marta e Debinha entre finalistas da seleção feminina da Fifpro

Marta e Debinha concorrem à seleção feminina da temporada pela Fifpro

O sindicado mundial de jogadores apresentou as 26 finalistas ao time do ano, e as vencedoras serão conhecidas no dia 9 de dezembro. As brasileiras Marta e Debinha estão entre as 26 indicadas à seleção feminina da temporada da Fifpro, o sindicado mundial de jogadores. Este ano, a eleição dos times do ano, tanto entre homens como entre as mulheres, não está mais vinculada à premiação da Fifa, que fará sua própria seleção mundial.

Marta, campeã da liga feminina dos Estados Unidos com o Orlando Pride, é uma das oito atacantes indicadas. Outra concorrente é a sua colega de time, a zambiana Barbra Banda, que semana passada ganhou o prêmio de jogadora do ano de 2024 da emissora inglesa BBC.

Debinha, do Kansas City Current, também dos Estados Unidos, é uma das sete meio-campistas indicadas. Também concorre no setor a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, vencedora da Bola de Ouro da France Football este ano.

As 11 vencedoras, que formarão a seleção feminina do ano, serão conhecidas na próxima segunda-feira, às 10h (horário de Brasília). Em seguida, a Fifpro vai divulgar a seleção masculina de 2024. Segundo a Fifpro, sua seleção mundial é a única feita exclusivamente através do voto de atletas de todo o planeta. Mais de 7 mil jogadoras participaram da eleição. O período de performance analisado foi entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024, após as Olimpíadas de Paris, com a exigência mínima de 20 partidas disputadas na temporada.

A seleção será montada com separação entre os setores do campo, com uma goleira e as três mais votadas de cada posição. Ou seja: três defensoras, três meio-campistas e três atacantes. A vaga restante ficará com a jogadora de linha com maior número de votos, que não tenha sido contemplada em seu setor. O time ideal será divulgado no dia 9 de dezembro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp