Bola de Ouro 2025: veja indicadas ao prêmio de melhor jogadora
Orlando Pride recebe Marta e Angelina com festa pelo título da Copa América
Marta está entre as concorrentes da Bola de Ouro 2025. A brasileira entrou na lista final do prêmio de melhor jogadora do mundo e concorre para ser eleita pela sexta vez. A cerimônia de premiação será no dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Troféu da Bola de Ouro 2022 — Foto: FRANCK FIFE / AFP
Marta conquistou a Copa América com a seleção brasileira no último sábado. Ela marcou dois gols no empate em 4 a 4, mas perdeu o pênalti na disputa final. Mesmo com a cobrança perdida pela camisa 10, o Brasil ficou com o título.
Ela se despediu da Copa América com seu quarto título e foi eleita a melhor jogadora da competição. Tão logo terminou a final, começou uma campanha nas redes sociais pela indicação da brasileira ao prêmio.
Marta também se beneficia de uma temporada que não teve uma jogadora declaradamente destacada no futebol europeu. A inglesa Alessia Russo, campeã da Euro no fim de julho, e as espanholas vice-campeãs Aitana Bonmatí e Alexia Putellas terminaram a temporada como nomes mais cotados para a imprensa internacional. Elas foram as últimas vencedoras da Bola de Ouro.
Prata olímpica, título nos EUA e prêmio por golaço em um ano
A atuação na reta decisiva da Copa América, com um gol na semifinal contra o Uruguai e dois na decisão, encerrou com chave de ouro uma temporada com conquistas coletivas e individuais.
Em agosto de 2024, Marta ganhou com o Brasil sua terceira medalha de prata olímpica. No fim do ano, foi um dos destaques da inédita conquista do Orlando Pride na National Women’s Soccer League (NWSL), a liga feminina dos Estados Unidos.
Em dezembro, Marta foi a vencedora da primeira edição do Marta Award, troféu entregue na cerimônia do Fifa The Best à autora do gol mais bonito da temporada feminina. A brasileira venceu por um golaço marcado em junho de 2024, em um amistoso contra a Jamaica, mas já chegou à cerimônia como favorita à segunda edição, porque semanas antes tinha feito outra pintura em uma partida pelo Orlando Pride, já fora do período de competição.