A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que o uso de máscaras em aeroportos e aviões, não é mais obrigatório. A medida que obrigava a utilização foi derrubada nesta quarta-feira, 1, por meio de votação.
A decisão acatou um pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) que solicitou à agência a suspensão da obrigatoriedade. De acordo com o pedido em uma revisão de estudos internacionais. Segundo o relator do tema, Daniel Pereira, com a redução no número de internações e novos casos de Covid, permite que a medida sanitária seja atualizada.
Apesar da retirada, a agência recomenda que as pessoas mais vulneráveis, permaneçam com o uso de álcool em gel, máscara e procedimentos de limpeza. Em agosto de 2022, houve uma flexibilização no uso de máscaras, no entanto em novembro a Anvisa voltou a exigir, devido o aumento de casos de covid.
A diretora da agência Meizure Freitas, ressaltou que podem voltar a adotar medidas mais restritivas, a depender do cenário da pandemia. Já o diretor, Alex Campos, reforçou que as máscaras são importantes no combate à pandemia, como também, a transmissão do vírus.
A diretoria da agência, o relator, Pereira, e os diretores Alex Machado, Rômison Rodrigues Mota, Meiruze Sousa Freitas e Antônio Barra Torres, foram unânime ao votar pela retirada da regra