Press "Enter" to skip to content

Máscaras voltam a ser obrigatórias em aeroportos; escolas de Goiás avaliam medida

Última atualização 23/11/2022 | 10:18

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou que será obrigatória a utilização de máscaras em aeroportos e voos de todo o Brasil. A medida entra em vigor já na próxima sexta-feira, 25, e visa diminuir o crescimento de casos de Covid-19. Em Goiás, as escolas começam a discutir a aplicação da medida de precaução.

Máscaras e precauções contra a Covid-19

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) revelam que houve aumento expressivo dos casos de Covid-19 nas últimas semanas em Goiás. Na semana epidemiológica de 30 de outubro a 5 de novembro, houve notificação de 518 casos. Na semana de 6 a 12 de novembro, o número de casos subiu para 1.489. Por conta disso, a volta do uso de máscaras voltou a entrar em pauta.

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por exemplo, já publicou uma nota técnica recomendando a utilização da medida de precaução. A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia afirmou que está reforçando o cumprimento dos protocolos de segurança contra o coronavírus nas escolas. Entre essas medidas, destaca-se o uso das máscaras.

A nível nacional, a Anvisa decidiu tornar obrigatória a utilização das máscaras em aeroportos e aviões. Segundo a agência, não haverá a proibição do serviço de bordo. Portanto, os viajantes poderão retirar a máscara exclusivamente para comer e beber ao longo do voo. A regra vale para todos os aeroportos brasileiros e voos nacionais.

Os diretores da Anvisa também aprovaram o uso emergencial da vacina bivalente da Pfizer como dose de reforço na população acima de 12 anos de idade. Essas vacinas contêm uma mistura de cepas, sendo mais eficazes no combate às novas variantes.

Outras cidades específicas também estão aplicando medidas para impedir o crescimentos dos casos de Covid-19. Nesta semana, a cidade de São Paulo distribuiu 1 milhão de máscaras em 32 terminais de ônibus. Já em Belo Horizonte, determinou-se a volta da obrigatoriedade de máscaras no transporte público e em áreas de saúde, como hospitais.