Mascote das Olimpíadas de Paris 2024 ganha apelido de ‘Clitorito’ nas redes sociais

As Phyrges, mascotes das Olimpíadas de Paris 2024, inspiradas na Revolução Francesa, têm gerado uma onda de humor nas redes sociais brasileiras. Com formato cônico e avermelhado, as mascotes passaram a ser apelidadas de “clitorito” por internautas, em referência ao órgão sexual feminino devido à sua semelhança.

A mascote, que simboliza o gorro frígio, um ícone da liberdade da República Francesa, foi exibida no rio Sena durante a cerimônia de abertura dos Jogos nesta sexta-feira, 26. Além do nome “clitorito”, a imagem também gerou outras comparações humorísticas, como “emoji de coco após comer beterraba” e “o que é vermelhinho, triangular e tem capuz?”.

A popularidade do apelido não parou por aí; a imagem da mascote viralizou no X (antigo Twitter) e gerou expectativas para que se transforme em figurinha no WhatsApp. As Phyrges também estarão presentes nas Paraolimpíadas, com um chapéu idêntico como símbolo, porém, com uma perna protética.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp